Docente de filosofia participa de lançamento de livro na Noruega

Mitieli Seixas da Silva é autora de um dos capítulos do livro “Gender Diversity, Equity, and Inclusion in Academia: A Conceptual Framework for Sustainable Transformation”

Durante o mês de maio, a professora do Departamento de Filosofia da UFSM, Mitieli Seixas da Silva, esteve na Noruega para participar do lançamento do livro: “Gender Diversity, Equity, and Inclusion in Academia: A Conceptual Framework for Sustainable Transformation”, da editora Routledge. O evento ocorreu na quinta-feira (31), na Universidade do Ártico da Noruega, em Tromsø, e contou com a participação de mais quatro brasileiros de outras universidades do país. Mitieli é autora do capítulo “Motherhood”.

A participação da docente foi através do convite de uma das editoras, Melina Duarte. O livro também conta com a organização de Katrin Losleben e Kjersti Fjørtoft. “O livro é dedicado aos temas da diversidade de gênero, equidade e inclusão na Academia, ele é voltado para gestores de entidades de ensino superior que queriam aprender, discutir e aplicar políticas públicas na academia que sejam orientadas pelos princípios da inclusão e equidade”, comenta Mitieli.

Mitieli participou de paineis de discussão sobre os assuntos apresentados na obra (Foto: Arquivo pessoal)

O capítulo escrito pela professora da UFSM aborda, em uma discussão filosófica, a condição da maternidade, como ela foi tratada no decorrer do tempo e quais são os desafios de inclusão de mães na comunidade acadêmica, tanto para professoras, quanto para estudantes. “Eu vejo esse tema como essencial, pois é preciso não apenas incluir as mulheres na produção do conhecimento, mas garantir que aquelas que são mães tenham sua dignidade e oportunidades respeitadas”, relata Mitieli.

O lançamento do livro contou com falas dos gestores da Universidade do Ártico da Noruega que abordaram a importância de projetos que busquem a equidade de gênero na comunidade acadêmica, com destaque ao projeto Prestige, que financiou a ida da docente para o país. As editoras do livro também deram suas contribuições e, após, ocorreram painéis de discussão dos capítulos da obra. Eu me senti muito bem recepcionada pela equipe da universidade e pelas pessoas que encontramos ao longo dos dias que lá estivemos. Acredito que foi uma oportunidade única de conhecer esse país de cultura tão distante, mas com quem temos muito a aprender e a trocar acerca, por exemplo, da proteção dos povos originários, da luta pela equidade de gênero e por igualdade de oportunidades”, comenta Mitieli.

Tanto na participação da escrita quanto no lançamento do livro, Mitieli pode levar para fora do Brasil um pouco do que é feito na Universidade. “Isso mostra a qualidade da pesquisa e da produção de conhecimento realizada aqui na UFSM”, afirma.

Resultados deixado pela pesquisa

A docente conta que além de ter a possibilidade de ir para o exterior, mostrar a pesquisa que é realizada na UFSM e contribuir com a internacionalização da Instituição, sua pesquisa também deixou marcas na Universidade: “Quando comecei a pesquisar a maternidade como um problema filosófico, eu escrevi uma coluna para o site da nossa Associação Nacional e como resultado disso meus colegas sugeriram uma mudança nos critérios de recredenciamento para professoras mães em nosso Programa de Pós-Graduação. Além disso, em nosso próximo edital de bolsas para estudantes de pós-graduação, teremos reserva de vagas para gestantes e mães com filhos pequenos. Não é sempre que a pesquisa teórica que fazemos tem resultados práticos na forma de políticas públicas, mas quando isso acontece, temos que comemorar”, finaliza.

A edição física do livro já está sendo vendida, e a edição eletrônica é de acesso livre.

Texto: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista