Pesquisador de Química da UFSM toma posse no Conselho Superior da Fapergs

Professor Érico Flores tomou posse na sexta-feira, 02 de junho

O professor do Departamento de Química da UFSM Érico Flores, tomou posse no dia 2 de junho como membro do Conselho Superior (CS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Seu mandato se estenderá por 6 anos, até o final de 2028. Érico substituirá o professor Renato Zanella, também da UFSM, cujo mandato encerrou-se no final de 2022. Assim, a Universidade continua a ter assento no mais importante órgão da Fapergs, que é a principal instituição estadual de fomento da ciência, internacionalização e inovação no Rio Grande do Sul.

Érico foi escolhido em vista de sua experiência e trajetória junto às agências de fomento da ciência e tecnologia no Brasil como o CNPq e CAPES e de sua atuação em diversas instituições internacionais como a International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), a European Society of Sonochemistry (ESS) e a Royal Society of Chemistry (RSC-UK). O docente tem atuado na Fapergs há mais de duas décadas,tendo ocupado diversos cargos desde 1999 como integrante e coordenador Comitê de Assessoramento da área de Química (1999 a 2003 e 2011 a 2014), e, mais recentemente, como Diretor Técnico-Científico (2014 a 2018, com uma recondução). Nesse período, foi o responsável pelo lançamento de diversos editais e ações relacionadas com o fomento científico, tecnológico, inovação e de internacionalização para instituições científicas e tecnológicas do Rio Grande do Sul. O Conselho Superior da Fapergs é composto por 12 integrantes de diversas instituições do RS, com mandato de seis anos. Seis deles são indicados pela comunidade científica, e seis por livre escolha do governador do estado.

Érico é pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM e é o coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro).