Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Abertas as inscrições para o credenciamento de cursos no programa Progredir Santa Maria

O objetivo é promover a inclusão socioeconômica e produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único de Santa Maria



A Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (Coderc) e a Incubadora Social da UFSM informam a publicação do edital de credenciamento do Progredir Santa Maria. Neste credenciamento, será realizada uma captação interna de servidores e/ou estudantes da pós-graduação que têm interesse em ofertar cursos aos santa-marienses em situação de vulnerabilidade social. As inscrições das propostas estão abertas até o dia 16 de julho e devem ser realizadas através de formulário. Os cursos a serem oferecidos devem permitir o aprimoramento de habilidades profissionais e geração de conhecimento para pessoas inscritas no Cadastro Único de Santa Maria, com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica e produtiva.

Os cursos podem ser de diversas áreas do conhecimento, desde que estejam de acordo com as quatro áreas temáticas do Progredir: artesanato e produtos locais; serviços de atendimento; gastronomia; ou empreendedorismo e negócios. Os eixos temáticos foram escolhidos pensando nas oportunidades locais e características da população santa-mariense, como uma forma de atender às demandas da população. No edital, a organização do Progredir listou uma relação de possíveis cursos a serem ofertados dentro dos eixos temáticos, mas é possível organizar projetos que estão fora da lista. As propostas que possibilitem geração de trabalho e renda serão priorizadas.

Os cursos devem ter carga horária de 20 até 50 horas e oferecer 30 vagas para interessados. Os instrutores receberão R$ 81,93 por hora/aula. Eles devem possuir vínculo com a UFSM e formação compatível com a área do curso ministrado. Cada aluno receberá um kit com os materiais necessários para realizar as atividades do curso.

Entre os documentos obrigatórios, estão: a ficha de inscrição; a descrição detalhada do curso a ser ofertado (anexo II do edital); a ficha de indicação de instrutor (anexo III); e comprovação de formação do instrutor na área compatível com o curso proposto. As propostas serão avaliadas pela equipe da Incubadora Social da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM e por representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Santa Maria. O resultado preliminar será divulgado em 28 de julho.

Mais informações podem ser encontradas no edital. Dúvidas podem ser encaminhadas para a Incubadora Social, através do e-mail incubadorasocial@ufsm.br.

Texto: Subdivisão de Comunicação e Eventos da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62542

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes