Estudantes da UFSM são premiados em evento da comunicação

Ao todo foram três grupos premiados no Expocom Sul 2023

Três grupos de estudantes da UFSM foram premiados na Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (EXPOCOM) Sul, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), que aconteceu dos dias 8 e 10 de junho, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no Paraná. Os ganhadores da UFSM fazem parte dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Editorial do campus sede e Jornalismo do campus de Frederico Westphalen.

O grupo de Publicidade e Propaganda (PP), do qual fazem parte Maria Eduarda Resch, Gilead Emanuel Batista Sinski, Vitória Morais e Roberta Knob, levou para o Expocom Sul o trabalho “Abrasileirando a Publicidade”, que foi produzido na disciplina “Criação em Publicidade”, ministrada pela professora Juliana Petermann e pelo orientando Amarinildo Osório, doutorando em Comunicação na UFSM. No trabalho, a equipe produziu um dicionário de publicidade em formato alternativo, de cartão postal, traduzindo os termos em inglês da publicidade para o português. Os estudantes foram premiados na categoria Publicidade e Propaganda – Mídia Alternativa.

Capa do dicionário “Abrasileirando a Publicidade”
Exemplo do dicionário “Abrasileirando a Publicidade”

O estudante Gilead Emanuel Batista Sinske comentou que, inicialmente, não tinha grandes expectativas, mas que foi muito bom participar do Intercom e ter obtido o resultado, um reconhecimento de sua dedicação ao curso. “Eu não coloquei muitas expectativas para a premiação, queria mesmo participar do evento e, também, pude conhecer muitas pessoas de vários lugares, de várias universidades”. Maria Eduarda Resch Moreira também contou que não tinha muitas expectativas mas que “foi muito boa a atmosfera quando eles receberam o prêmio e puderam ver os seus nomes sendo anunciados”.

Na categoria Reportagem em áudio/radiojornalismo, as alunas do curso de Jornalismo de Frederico Westphalen, Joana  Kraemer, Camila Amorin e Laura Borin, ganharam a premiação com o trabalho “Vamos falar sobre remição penal?: reportagem sonora sobre a importância das atividades educacionais como instrumento de ressocialização”, que teve como orientadora a professora Mirian Quadros. A reportagem está disponível no Spotify.

A estudante Joana Kraemer conta como foi estruturar o trabalho: “a realização desse trabalho foi extremamente gratificante. A nossa pauta foi sobre a remição penal através da educação no Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Era uma pauta muito sensível e delicada e conseguimos relizá-la”. A universitária ainda diz que ganhar a Expocom foi incrível, pois é o reconhecimento de um trabalho muito especial. “Foi muito importante ganhar, tanto pela atualidade da pauta quanto pela visibilidade que ela merece. É um jeito muito bonito de terminar a graduação”, cita Joana.

Os estudantes Charles William Cordeiro de Pinho e Igor Vianna Bianchin, do curso de Produção Editorial, ganharam na categoria Edição de Livros (Avulso) com o Livro: “Milne – Um diálogo às margens de si mesmo”, projeto que teve como orientação a professora Marília de Araújo Barcellos. O livro é uma uma narrativa ficcional baseada em fatos biográficos, onde o personagem principal dialoga consigo mesmo ao longo de vários momentos de sua vida, permitindo-lhe explorar suas dores, revoltas, frustrações, inseguranças e aprendizados.

Charles afirma que foi muito gratificante estar presente no evento e conseguir acompanhar toda a programação. Sobre a vitória na Expocom, Igor comenta que “a sensação de ganhar é muito boa, pois coroa todo o trabalho de um semestre que foi cansativo mas que deu muito resultado”. Os dois estudantes ainda asseguraram que as expectativas para a próxima fase são muito boas e que esperam, também, conhecer mais do trabalho de outras pessoas.

Trabalho vencedor na categoria Edição de Livros (Avulso)

Próxima etapa

Os trabalhos que foram finalistas concorrem, agora, na etapa nacional que será disputada em Belo Horizonte, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento será híbrido, tendo uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, e uma etapa presencial , entre os dias 05 e 08 de setembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

Expocom

O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) busca valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação ou superior tecnológico e que estão ligados à área de comunicação. Os trabalhos produzidos devem se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação.

Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista