Progep realiza evento voltado à aposentadoria

Momento foi uma oportunidade de integração entre o público, que também pode conhecer projetos distintos

Na terça-feira (13), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM realizou o IX Seminário de Preparação para a Aposentadoria, no Salão Imembuí, da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM). A ação teve como objetivo central promover um dia de interação e integração, apresentando possibilidades e experiências de servidores aposentados ou que estão próximos dessa fase. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, o evento não foi realizado devido à pandemia do Covid-19, sendo retomado neste ano. A previsão é que, a partir de agora, volte a acontecer anualmente.

O Seminário integra o Programa de Preparação para Aposentadoria na UFSM – Transformar o Hoje, institucionalizado pela Resolução N. 006/2012. Nela, estão previstas ações relacionadas à temas como aspectos psicológicos aplicados à aposentadoria, aspectos sócio-culturais, de cidadania, saúde e administração financeira. Estes eixos estarão presentes, de forma mais aprofundada, no Curso de Educação para a Aposentadoria, previsto para iniciar na próxima terça-feira, 20 de junho, com duração de cinco semanas.

Projetos integradores

O público presente foi composto de servidores aposentados e ativos da UFSM, principalmente os que estão em abono de permanência, ou seja, que já poderiam se aposentar mas ainda estão atuando na Instituição, e servidores do Instituto Federal Farroupilha, da Receita Federal, da Secretaria de Município de Educação e participantes do Programa Sesc Maturidade Ativa.

Os presentes puderam conferir a apresentação do Programa SESC Maturidade Ativa, que compartilhou diversas atividades que realizam, e a do Projeto Corpo MAIS: 40+, do Núcleo de Estudos e Apoio à Terceira Idade, vinculado ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, que realizou apresentações de dança. Também foi realizada uma roda de conversa com a participação dos professores aposentados Jose Francisco Silva Dias e Vania de Fatima Barros Estivalete, e dos servidores técnico-administrativo Carlos Augusto Cunha Filho, Gecira Di Fiori e Maria Emilia Kantorski. Ainda, o projeto proporcionou uma atividade de Mobilidade Articular e Alongamentos, com a professora Luciane Sanchotene Daronco, do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação dos Exercícios Físicos e Saúde do CEFD

Servidoras ativas e aposentadas do grupo Arte Além do Ofício, que integra o projeto Movimenta, também estavam participando do Seminário e expondo seus trabalhos de artesanato. Além disso, o evento também contou com uma exposição fotográfica dos alunos da oficina de fotografia do projeto Movimenta.

Texto Gabrielle Pillon, estudante de jornalismo, com informações e fotos de Daniela Huppes, Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor
Edição: Mariana Henriques, jornalista