SAI visita CCSH e CCNE para discutir internacionalização

As visitas fazem parte de iniciativa de expansão do conhecimento sobre ações de internacionalização promovidas pela SAI

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) deu continuidade a uma série de visitas a todas as unidades de ensino da UFSM e também aos campi fora da sede, com o objetivo de apresentar as propostas da nova gestão para a internacionalização da universidade. Durante a última quarta-feira (14), as unidades visitados foram o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), no turno da manhã, e o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), no turno da tarde.

Os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves (secretário de Relações Internacionais da UFSM) e Júlio César Cossio Rodriguez (assessor do Gabinete do Reitor na SAI) foram os responsáveis pelas visitas, junto a membros da equipe da SAI. Nelas, além de apresentarem as diferentes estratégias e formas de atuação que estão sendo adotadas visando à internacionalização, também abriram espaço para o diálogo, para que direção e docentes ligados aos programas de pós-graduação (PPGs) pudessem relatar as suas experiências e expor as principais dificuldades enfrentadas em relação ao tema.

Durante a reunião no CCSH, estiveram presentes a professora Sheila Kocourek (diretora do CCSH) e o professor José Martinho Rodrigues Remedi (vice-diretor do CCSH), além de coordenadores e docentes ligados aos PPGs do centro. Já durante a reunião no CCNE, estiveram presentes os professores José Neri Gottfried Paniz (diretor do CCNE) e Hans Rogério Zimmermann (vice-diretor do CCNE), e também coordenadores e docentes ligados aos PPGs do centro. As duas reuniões foram centradas em três eixos: a discussão da importância da internacionalização e sua atual situação na UFSM, a estrutura da SAI e suas principais ações e planos para a universidade e, por fim, as principais ações executadas neste primeiro ano de gestão.

As visitas encerraram o ciclo de divulgação das ações da SAI, iniciadas em 2022. Todos os centros do campus sede e o campus de Frederico Westphalen foram visitados. Assim, a equipe da SAI visa permitir que a internacionalização, desafio primário do Plano de Desenvolvimento Institucional, esteja no centro de todas as ações da UFSM.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI