Trabalhos da UFSM são premiados em congresso da Sociedade Brasileira de Química

Congresso premiou dois trabalhos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Química

Dois trabalhos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM foram premiados na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorreu de 28 a 31 de maio em Águas de Lindóia (SP).

O trabalho intitulado Combination of an Efficient Digestion Method and Multi-Collector Inductively Coupled Plasma-Mass Spectrometry for Crude Oil Isotopic Analysis (“Método de digestão eficiente combinado com espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado com multicoletor para análise isotópica de petróleo bruto”), de autoria da aluna de pós-doutorado do PPGQ Alessandra Schneider Henn, foi premiado como um dos melhores trabalhos apresentados na sessão de Química Analítica.

O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Análises Química Industriais e Ambientais (Laqia) e no Centro de Estudos em Petróleos (Cepetro), do Departamento de Química da UFSM, sob a orientação do professor Érico Marlon de Moraes Flores, em parceria com a Ghent University (da Bélgica). Este trabalho é resultado de um período sanduíche do doutorado da aluna, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (Print). São coautores do trabalho os pesquisadores Stepan Chernonozhkin e Frank Vanhaecke, do Departamento de Química da Ghent University.

Além disso, o trabalho intitulado Intercomponent Interactions in a [2]Rotaxane Containing the Tetralactammacrocycle: Looking Beyond the Trifurcated Hydrogen Bond (“Interações intercomponentes em um [2]rotaxano contendo o macrociclo tetralactama: olhando além da ponte de hidrogênio trifurcada”), de autoria da aluna de iniciação científica Suzan Kamine Kunz, sob orientação do professor Marcos Antonio Pinto Martins, recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado na sessão de Química Orgânica do evento. Também participaram como coautores do trabalho os alunos Fellipe Freire Santos de Farias e Gustavo Henrique Weimer, do PPGQ.

Os prêmios recebidos são indicadores importantes da qualidade e relevância das pesquisas realizadas no PPGQ, além de representar o reconhecimento externo e demonstrar a excelência das contribuições científicas feitas pelos pesquisadores envolvidos. Ademais, estes prêmios também contribuem para aumentar a visibilidade do programa e das pesquisas realizadas por seus membros, aumentando a sua reputação e fortalecendo sua posição como referência na área de química. O PPGQ da UFSM possui nota 7, a maior na classificação da Capes, o que reflete o grau de qualidade da sua produção científica, formação de recursos humanos, inovação e internacionalização.