Seleção brasileira de pádel realiza avaliações físicas na UFSM

Além de contribuir com a preparação dos atletas para o campeonato mundial, a iniciativa busca tornar o CEFD uma referência em avaliação esportiva no sul do país

Uma parceria entre a Confederação Brasileira de Pádel (Cobrapa) e a UFSM tem contribuído para o sonho do título mundial na modalidade. Isso porque, durante o mês de junho, atletas da seleção masculina adulta e da categoria de base estiveram no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM para a realização de avaliações físicas. Os testes foram realizados pelo Grupo de Laboratórios Associados (Glass) e fazem parte da preparação da delegação para o Mundial de Pádel, que acontece em novembro, no Paraguai. No dia 8 de junho, foram aplicados testes em sete atletas da seleção brasileira de pádel na sala do Glass, localizado no térreo do prédio 51 do campus sede da UFSM. O CEFD recebeu ainda, em seus ginásios, cerca de 80 crianças e adolescentes das categorias de base do pádel, que participaram – junto com seus pais e responsáveis – de um ciclo de palestras e treinos.

Os testes na seleção adulta foram aplicados por uma equipe multidisciplinar comandada por professores da UFSM

O Glass foi criado em 2018 para realizar avaliações de atletas de alto rendimento a partir de quatro áreas: bioquímica, cineantropometria, biomecânica e fisiologia. Em 2022, a iniciativa foi contemplada em um edital do Ministério do Esporte que viabilizou a compra de equipamentos. De lá para cá, atletas de diferentes modalidades têm desembarcado em Santa Maria para avaliação, incluindo a equipe brasileira de pádel.

O coordenador do grupo, Fábio Lanferdini, explica que os testes realizados nos atletas englobam habilidades essenciais para um jogo de pádel – que incluem força, agilidade e resistência cardiorrespiratória. Para isso, são utilizados equipamentos de ponta, como o dinamômetro isocinético, um aparelho que avalia a rotação do ombro ao simular o movimento do esportista em uma partida. “Aqui a gente faz alguns testes relacionados à morfologia, ou seja, como os músculos estão. Também avaliamos o equilíbrio entre o lado direito e esquerdo, já que o desequilíbrio pode ser um risco de lesão. Então, é bem importante que haja essa avaliação”, completa Fábio.

Trajetória rumo ao pódio

Foi a primeira vez que os atletas da equipe adulta de pádel realizaram esse tipo de preparação. Para o treinador da seleção, Patric Vaz Leaes, a vinda a Santa Maria significa ter à disposição um dos únicos centros com alta performance em equipamentos do Brasil. “Esse é um sonho que estamos realizando. Desde 2021, a gente constatou a necessidade de buscar o alto rendimento dos atletas para que possam se desenvolver da melhor forma possível”, comenta.

A equipe está em fase de preparação para a disputa do Campeonato Mundial de Pádel. Para os próximos meses, que antecedem o campeonato, o objetivo é realizar novas avaliações para acompanhar o desempenho dos atletas e auxiliar no treinamento. O atleta Lucas Silveira da Cunha avalia de forma positiva a vinda para Santa Maria porque, com os dados, será possível medir o rendimento individual e apontar falhas, que serão trabalhadas posteriormente nos treinamentos. “Também é um momento de união da nossa equipe, porque os atletas são de localidades diferentes. E claro, super importante para que a gente possa obter esses dados e nos motivar para as competições”, completa Lucas.

O CEFD também recebeu crianças e adolescentes das categorias do pádel, que participaram de um ciclo de treinos e palestras

Preparação desde a base

A poucos metros dos laboratórios do Glass, outra avaliação estava sendo realizada no Ginásio Didático, com os atletas da categoria de base da modalidade. Diferentemente da equipe adulta, já é a terceira vez que eles executam testes em Santa Maria. O docente da UFSM e responsável pelo contato com a Cobrapa, Lorenzo Laporta, afirma que a avaliação física é fundamental desde o começo da trajetória profissional dos atletas, já que, a partir dela, é possível acompanhar as evoluções individuais e orientar a comissão técnica no trabalho, bem como nas convocações.

O docente ainda explica que, após a realização dos testes, acontece a coleta de dados, que são entregues de forma individual para cada atleta. Assim, em suas respectivas cidades, eles conseguem trabalhar de forma mais assertiva. “E todo esse trabalho é realizado por diversos departamentos, como fisioterapia, medicina, nutrição e psicologia, que atuam juntos para oferecer um acompanhamento multidisciplinar”, completa Lorenzo.

Contribuições para o presente e o futuro do CEFD

Além de contribuir com o sonho do título mundial, a atividade realizada no CEFD cria um ambiente prático para capacitar professores, servidores técnico-administrativos e alunos na avaliação esportiva. O trabalho desenvolvido na iniciativa também faz parte de um plano maior: tornar o CEFD uma referência em avaliação esportiva no sul do país. “É um processo de crescimento geral. Queremos transformar o CEFD em um lugar de referência. Os atletas não precisam ir para a Europa fazer essas coletas, eles podem fazer aqui em Santa Maria, aqui na Universidade Federal de Santa Maria. Temos toda nossa estrutura à disposição”, afirma Lorenzo.

Até o momento, a iniciativa já avaliou mais de 300 atletas de diferentes modalidades, como futsal, canoagem e futebol americano. “A ideia é ir atrás de diferentes esportes e, a partir deles, construir protocolos para acompanhar atletas ao longo de toda a temporada”, comenta Fábio.

Outras informações sobre a visita da seleção brasileira de pádel constam na matéria produzida pela TV Campus:

Texto: Thais Immig, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias, com informações da Subdivisão de Comunicação do CEFD

Fotos: Camila Matheus Behenck

Edição: Lucas Casali