Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do departamento de Química é eleito Membro Associado da Divisão de Química Analítica da IUPAC

Érico foi eleito pela quinta vez para ocupar um cargo representativo do Brasil na maior organização de química internacional



Érico Flores é o único brasileiro eleito para divisões da IUPAC

O professor Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM e atual membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), foi recentemente eleito Membro Associado da Divisão de Química Analítica da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) , a maior organização mundial de química. Os membros da IUPAC de todos os países associados na ONU votaram e escolheram mais de 200 membros para as divisões da IUPAC que abrangem todas as áreas da Química e Érico foi o único pesquisador brasileiro eleito neste pleito.

Devido a esse novo cargo representativo,  o docente participará como convidado do 49th IUPAC World Chemistry Congress que ocorrerá no final de agosto de 2023 na cidade de Haia, Holanda. A posição de Membro Associado de Érico para o biênio 2024-2025, confere o direito a voto nas reuniões da Divisão de Química Analítica. Há somente seis vagas internacionais para a categoria de Membro Associado para cada uma das oito divisões da IUPAC e há sempre diversos candidatos qualificados para esta atividade, que envolve um mandato de dois anos. Érico é também Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e editor e membro de conselhos editoriais de importantes periódicos internacionais como Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, FI 9,336), entre outros periódicos científicos. “Senti-me muito honrado por ter sido eleito pela quinta vez consecutiva, o que mostra a confiança e reconhecimento internacional para a pesquisa realizada na América Latina, o que entendo ser uma distinção para nosso país e em especial para minha universidade e para o Rio Grande do Sul“, destaca Érico.

Em vista das importantes contribuições científicas e das parcerias internacionais, Érico tem recebido convites para participação em comitês internacionais e apresentação de diversas palestras no Brasil e no exterior (Japão, Índia, China, França, Itália, Áustria, República Tcheca, Argentina, Uruguai, entre outros). Professor do departamento de Química do CCNE e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSM, foi indicado e eleito pela Divisão de Química Analítica da IUPAC em vista de sua contribuição científica, tecnológica e de inovação e pela qualidade dos mais de 400 artigos publicados em periódicos de relevância internacional. Érico atua em diversas áreas da Química Analítica com ênfase em tecnologias de preparo de amostras e desenvolvimento de métodos analíticos envolvendo as técnicas de cromatografia e de espectrometria atômica, uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM.

Sobre a IUPAC

A IUPAC é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros, todas as sociedades de Química além de diversas instituições científicas e tecnológicas. Ao todo, 57 órgãos e organizações internacionais estão representadas na união. A IUPAC foi criada com o objetivo inicial de elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos, porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como pesquisa e inovação de interesse industrial. Nas conferências da IUPAC, reunidas cada dois anos, as diferentes divisões e comissões apresentam os seus relatórios, que são discutidos e publicados, após aprovação. Deste modo, a IUPAC é um centro internacional onde os mais eminentes especialistas se encontram e permutam as suas ideias e experiências, com o fim de conseguir acordos que favoreçam o progresso da química em todo o mundo.

Entre suas atividades, desde 1960 a IUPAC publica regularmente um dos mais importantes periódicos científicos na área de química, o Pure and Applied Chemistry Journal, que abrange todas as áreas da química, assim como de outras ciências correlatas.

Com informações e foto de Érico Flores

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62627

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes