Jornada acadêmica do IHGB vai abordar a independência do Brasil na perspectiva das províncias

O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) promove nesta quinta-feira (29) a Jornada Acadêmica “As Independências II”. A proposta da atividade é ser uma sequência do ciclo de conferências – com o título de “As Independências” – que a instituição promoveu em 1923 (por ocasião das comemorações do centenário da independência do Brasil), no qual se privilegiou o estudo das lutas pela emancipação política nas províncias, para além do eixo Rio de Janeiro / São Paulo / Minas Gerais. Passado um século, o instituto pretende revisitar essa temática, com a realização da jornada acadêmica on-line, que terá transmissão pelo canal do IHGB no Youtube, no horário das 14h às 17h. Entre os painelistas, está o professor Adriano Comissoli, do Departamento de História da UFSM, que vai falar sobre “Múltiplos horizontes: guerra, ideias e independência no Rio Grande do Sul e na Cisplatina”. A programação completa da jornada consta na imagem ao lado.