Professora do CEFD participa de atividades de cooperação internacional na Europa

As atividades foram desenvolvidas em universidades de Braunschweig, Valladolid e Castelo Branco

Além da universidade, a professora da UFSM também visitou uma escola pública em Braunschweig

A professora Marli Hatje, do Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas da UFSM, retornou nesta semana ao Brasil, depois de três semanas cumprindo atividades acadêmico-científicas na Alemanha, Espanha e Portugal. Essas atividades são relativas ao plano de trabalho do acordo de cooperação internacional entre a UFSM e a Universidade Técnica de Braunschweig, através do Instituto de Ciência do Esporte e Pedagogia do Movimento da instituição alemã. Além da agenda presencial cumprida pela professora Marli – financiada integralmente pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) –, houve também duas palestras online, ministradas pela professora Luciana Erina Palma Viana, também do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), sobre inclusão na área da educação física, uma das principais temáticas do acordo internacional.

As intervenções da professora Luciana ocorreram na Universidade de Valldolid, campus de Palência (na Espanha), e na Universidade de Castelo Branco, cidade de Castelo Branco (em Portugal). Nessas duas instituições, a professora Marli participou de discussões acadêmicas sobre formação profissional e apresentou a proposta dos novos projetos pedagógicos dos cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado – em elaboração na UFSM. Em Palência, visitou uma escola pública e acompanhou aulas de educação física, com o objetivo de analisar, na prática, atividades decorrentes de uma proposta curricular por módulos.

Na Alemanha, a professora Marli participou de reuniões acadêmicas envolvendo a formação profissional em educação física, a partir de um currículo modularizado (proposto pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann), ponto central do acordo de cooperação internacional, firmado em 2019, sob a coordenação dele no âmbito europeu. A professora também ministrou palestra na Universidade Técnica de Braunschweig, sobre formação de professores de educação física no Brasil, e acompanhou várias aulas na universidade, ministradas a partir de conteúdos que integram os módulos que compõem o modelo curricular de formação de professores de educação física no estado da Baixa Saxônia.

Além disso, a docente visitou na Alemanha uma “escola móvel” ou “escola em movimento”, que tem por objetivo oportunizar maiores possibilidades de movimento em diferentes momentos e locais dentro da escola. Uma das medidas para viabilizar isso é a troca das tradicionais cadeiras onde sentam os alunos na sala de aula por “meias-luas” de isopor. A visita foi realizada durante aulas de matemática e inglês em uma escola pública de Braunschweig.

O acordo de cooperação internacional entre o CEFD da UFSM e o Instituto de Ciência do Esporte e Pedagogia do Movimento da Universidade Técnica de Braunschweig finda em 2024, mas já houve tratativas para renovação da parceria, inclusive ampliando o plano de atividades para as universidades da Espanha e Portugal. Em outubro deste ano deverá vir ao CEFD um professor da Universidade de Valladolid, com o objetivo de ministrar oficinas envolvendo esportes na natureza e inclusão, além de formalizar um novo convênio internacional, voltado principalmente para a educação física escolar.

No mesmo período, estará novamente em Santa Maria o professor Reiner, para aprofundar as discussões sobre a implantação de um currículo por módulos, além de implantar dois projetos de pesquisa envolvendo equipamentos pedagógicos para diferentes movimentos humanos. Um deles é voltado aos conceitos de “escola móvel”, com a introdução, em caráter experimental, de “meias-luas” de isopor para as crianças em salas de aula. O outro projeto diz respeito aos fundamentos da ginástica, especialmente o “balançar”. Será também a oportunidade de inaugurar dois importantes equipamentos de balançar (Schaukel-Karussellplatte e Schaukelschwengel), doados ao CEFD pela empresa alemã Loquito, especializada na fabricação de brinquedos para diferentes necessidades e públicos.

Para outubro de 2024, está programado o 3º Simpósio Internacional de Educação Física: Currículo e Didática, no campus sede da UFSM, que contará com a presença de pesquisadores da Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil.

Texto e foto: prof. Marli Hatje