Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudante da UFSM vai representar Palmeira das Missões na 17ª Conferência Nacional de Saúde

Sandra Vanusa dos Reis da Silva foi escolhida para representar o município na conferência, que ocorre de 2 a 5 de julho em Brasília



Sandra Vanusa dos Reis da Silva já havia representado Palmeira das Missões na 9ª Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre

A acadêmica Sandra Vanusa dos Reis da Silva, do 6º semestre do curso de Enfermagem da UFSM (Campus de Palmeira das Missões) participou de 15 a 17 de maio, em Porto Alegre, da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião, a estudante foi eleita para representar o segmento de usuários do município de Palmeira das Missões na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 2 a 5 de julho.

Para a acadêmica, representar o município em um evento desta magnitude é motivo de muito orgulho. “Quando entramos na universidade, principalmente em um curso da área da saúde, nem imaginamos o mundo de oportunidades que temos tanto de participar de projetos quanto de eventos. E uma dessas oportunidades foi de ter participado das pré-conferências e da 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no município de Palmeira das Missões, e, em seguida, da 9ª Conferência Estadual de Saúde. Participar das conferências e representar o segmento usuários da minha terra natal é um orgulho e uma grande responsabilidade, pois é uma oportunidade para o fortalecimento do SUS, por meio da participação social”, declara a aluna.

O tema da 17ª Conferência Nacional de Saúde, este ano, será “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia” e busca reforçar a garantia da igualdade e direito à saúde para cada brasileiro. “Em 1988, juntamente com a Constituição, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que é fruto de uma luta social pela redemocratização do Estado brasileiro. Hoje, mais do que nunca, devemos lutar por ele, não se esquecendo dos princípios que o regem (universalidade, integralidade, equidade, descentralização e controle social) e que, sem eles, é impossível termos um SUS gratuito e de qualidade para todos”, afirma a estudante.

O coordenador do curso de Enfermagem da UFSM em Palmeira das Missões, professor Leonardo Bigolin Jantsch, reforça a importância da inserção acadêmica nesses espaços democráticos e de direito constitucional, que fortalecem especialmente a formação acadêmica dentro da enfermagem. “Incentivar os discentes a ocuparem esses espaços representativos, ainda no processo formativo, é responsabilidade nossa enquanto instituição de ensino, além de compromisso social e de garantia constitucional”, reforça o docente.

A acadêmica Sandra Vanusa finaliza agradecendo a todos que, de uma forma ou outra, estiveram envolvidos na luta por um SUS cada vez melhor. “Foi dentro da universidade que pude realmente conhecer o nosso SUS, seu papel social para a nossa comunidade e para tantos outros municípios brasileiros”, finaliza.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62788

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes