Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM pode se tornar o primeiro Centro de Referência Paralímpico do Rio Grande do Sul

Para o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, a estrutura da Universidade está à altura dos melhores Centros de Referência do país



foto colorida horizontal com 3 pessoas caminhando, olhando para a frente, se vê dois guarda-chuvas abertos, ao fundo uma parede de tijolo à vista
Professora Luciana Palma (dir.) e alunos do NAEFFA guiaram Filipe Barboza (centro), supervisor de projetos do CPB (Foto: Ana Alicia Flores)

A UFSM recebeu nesta quarta-feira (28) uma visita técnica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para avaliar se o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) está apto a se tornar um Centro de Referência Paralímpico. O resultado da avaliação deve ser divulgado em um período de sete a 15 dias. Caso o parecer seja favorável, este pode ser o primeiro Centro de Referência do Rio Grande do Sul. Atualmente o CPB avalia as candidaturas da UFRGS e da Prefeitura de Canoas a Centros de Referência no estado.

O CPB foi representado por Filipe Barboza, especialista em atividade física e esportes para pessoas com deficiência e supervisor de projetos na Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê. O professor de Educação Física foi coordenador da modalidade Futebol de 5 nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.  

Barboza se reuniu com a direção do CEFD e coordenadores dos cursos de Educação Física e Dança Licenciatura e foi guiado pela professora Luciana Palma, coordenadora do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA) e alunos que integram o grupo. Além da estrutura, o supervisor também conheceu alguns trabalhos de pesquisa realizados no CEFD, como é o caso do Grupo de Laboratórios Associados (GLAss), que reúne os laboratórios de Biomecânica, Bioquímica do Exercício, Fisiologia do Exercício e Cineantropometria, atividades realizadas pela manhã. À tarde, ocorreu um encontro com o NAEEFA para falar especificamente sobre os projetos com esporte adaptados já existentes na Universidade.

Tanto a estrutura quanto o trabalho acadêmico integrado realizado pelo GLAss foram elogiados pelo supervisor, que vê a UFSM com uma grande chance de se tornar um Centro Paralímpico. “A estrutura da Universidade é sensacional, no mesmo nível dos melhores centros que temos. Ainda preciso me reunir com a equipe para uma decisão conjunta, mas [a UFSM] está no caminho certo e tem grandes chances de ser aprovada”, adiantou. Ele também destacou que o trabalho que a Universidade realiza através do NAEEFA já é relevante e o objetivo é que ele seja fortalecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para alcançar mais pessoas. 

O que é um Centro de Referência Paralímpico e como funciona a avaliação?

O projeto Centro de Referência Paralímpico Brasileiro tem como objetivo criar uma rede de espaços dedicados à prática esportiva para pessoas com deficiência. Neste espaço, jovens de 7 a 17 anos conseguem se iniciar no esporte e até se desenvolverem como atletas de alto rendimento. Algumas modalidades também são oferecidas para adultos. De acordo com a lista da CPB, já há Centros de Referência em 16 estados do país.

A visita técnica é a segunda das três etapas para o credenciamento como Centro de Referência e analisa critérios como estrutura, acessibilidade ao espaço e a procura por esportes paralímpicos. A primeira etapa é a candidatura dos possíveis centros, realizada via carta de intenções. A última etapa é a elaboração do acordo de cooperação e assinatura do contrato entre a reitoria e a presidência do Comitê Paralímpico Brasileiro, estágio das outras duas candidaturas aqui do Rio Grande do Sul.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista de Agência de Notícias
Foto: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias e Bernardo Silva
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62770

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes