Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Esperançando da UFSM arrecada livros de literatura infantojuvenil para a criação de biblioteca

Doações podem ser feitas no CTISM, no campus da UFSM, ou na Antiga Reitoria, no centro da cidade



O Projeto “Aprender Para Transformar: Ações de Fomento à Formação Cidadã e Profissional de Adolescentes em Acolhimento Institucional”, coordenado pela professora Raquel Bevilaqua, vinculado ao projeto de extensão Esperançando, ligado ao Observatório de Direitos Humanos da UFSM, está realizando uma campanha de arrecadação de livros de literatura infantojuvenil. O objetivo da iniciativa é criar uma biblioteca no espaço destinado aos jovens atendidos pelo Esperançando, na Antiga Reitoria, oferecendo acesso à leitura e ao conhecimento.

O propósito da iniciativa é que a biblioteca seja um espaço de estímulo à leitura de ficção para a formação de novos jovens leitores. Além disso, será também um espaço de apoio às atividades escolares dos adolescentes que frequentam o Projeto Esperançando. Com a colaboração da comunidade acadêmica e do público em geral, o projeto pretende reunir uma diversidade de títulos que atendam aos diferentes gostos e idades dos leitores infantojuvenis.

Segundo a coordenadora do Projeto “a criação dessa biblioteca é um passo importante para o desenvolvimento das crianças e jovens que participam do projeto. Por meio da leitura, eles poderão ampliar seus horizontes, desenvolver a imaginação, adquirir conhecimento e ter acesso a diferentes perspectivas de mundo”, explica Raquel.

Como contribuir

Com base em um levantamento prévio acerca dos gostos literários dos jovens, a equipe do projeto elaborou uma lista de sugestão de alguns títulos de livros. Essa lista contempla obras clássicas, contemporâneas e representativas da diversidade cultural, abrangendo temas diversos como aventura, fantasia, inclusão, meio ambiente, entre outros. 

Sugestões de títulos para doações:

A campanha de arrecadação de livros está aberta a doações de toda a comunidade. As obras podem ser entregues em dois pontos principais de coleta: o hall do prédio da antiga reitoria, localizada na rua Floriano Peixoto, nº 1184, ou o hall do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), prédio 05, localizado no campus da UFSM, até o dia 31 de outubro de 2023.

Para mais informações sobre a campanha de arrecadação de livros de literatura infantojuvenil, é possível entrar em contato com a equipe do projeto pelo Instagram: @esperancandosm ou pelo e-mail: raquel@ctism.ufsm.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62853

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes