UFSM apresenta nove trabalhos no WTICIFES 2023

Com dois trabalhos premiados, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é a única instituição contemplada duas vezes na edição deste ano do evento no Maranhão

Entre os dias 20 e 22 de junho deste ano, o Centro de Processamento de Dados (CPD) e o Departamento de Arquivo Geral (DAG) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram presentes no Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES). O  workshop foi organizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com temática “TIC como Estratégia de Transformação Digital na Educação” a 15ª edição do  WTICIFES ocorreu em São Luís, Maranhão. Além de abordar assuntos como estratégias de tecnologia da informação e outros temas para debate, o evento integrou ao seu cronograma uma sessão específica para Escritórios de Processos das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Esta sessão se refere à gestão por processos e visa alcançar resultados relevantes e alinhados aos objetivos estratégicos das IFES.

A UFSM esteve presente no evento com oito artigos para apresentação oral, sendo sete na categoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e um na categoria de Escritório de Processos, além de um pôster.

Reconhecimento da TI da UFSM

O reconhecimento da relevância e da importância dos artigos “Integração do SIE/UFSM com o Barramento PEN para Tramitação de Processos Eletrônicos entre Organizações”, dos analistas de TI Everton Agilar, Jáder Schmitt e Marisa Amaral, do CPD, e “Integração de Informações Estudantis para Análise e Previsão da Evasão no Ensino Superior”, do analista de TI Gustavo Kantorski, diretor do CPD, verificou-se no destaque como best papers, resultando na premiação dupla para a UFSM, única instituição presente no evento com este feito.

A analista de TI, Marisa Amaral, representou o grupo de trabalho premiado como Best Paper no WTICIFES. Marisa avalia que o reconhecimento “demonstrou o quanto a TI da UFSM é protagonista em várias áreas e processos no cenário das IFES, comprovando a necessidade de se ter uma unidade de TI cada vez mais fortalecida e estratégica na instituição”.

Para Gustavo Kantorski, diretor do CPD e também premiado no evento, o reconhecimento expressa a competência e a importância da área de TI na instituição. Ainda, afirma que “demonstra que a UFSM está desenvolvendo soluções inovadoras e únicas no contexto das universidades. Soluções que podem ajudar o desenvolvimento institucional em prol da educação.”

Além da apresentação dos trabalhos, o evento proporcionou a interação entre os participantes e a oportunidade de renovação de ideias e experiências, possibilitando compartilhamento de conhecimentos e de novas realidades existentes nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de todo o Brasil.

Confira os trabalhos apresentados no WTICIFES 2023 pelos servidores da UFSM:

Apresentações orais – categoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

• “Autenticação na rede WiFi Institucional da UFSM utilizando Login único Gov.Br”, de Bolívar Silva, Fábio Barcelos e Gustavo Kantorski;
  • “Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem pelos Discentes da UFSM”, de  Giana Kroth, Fernando Barbosa, Giuliano Ferreira, Jáder Schmitt e Kelmara Vieira;
  • “Integração de Informações Estudantis para Análise e Previsão da Evasão no Ensino Superior”, de Gustavo Kantorski;
  • “PDTI da UFSM: Construção de um modelo para acompanhamento da execução”, de Marisa Munaretto Amaral, André Alves e Gustavo Kantorski;
  • “PEN-SIE: o funcionamento do processo eletrônico na UFSM”, de Marisa Munaretto Amaral, Débora Flores, Marcos Vinícius Bittencourt de Souza e Rafael Raffaelli;
  • “Integração do SIE/UFSM com o Barramento PEN para Tramitação de Processos Eletrônicos entre Organizações”, de Everton Agilar, Jáder Schmitt, Marisa Munaretto Amaral;
  • “O Acervo Acadêmico Digital na UFSM”, de Débora Flores, Marcos Vinícius Bittencourt de Souza, Giana Kroth, Daiane Pradebon.

Apresentação oral – categoria de Escritório de Processos

• “Utilizando os conceitos de BPMS na automatização do Processo Eletrônico Nacional no sistema PEN-SIE da UFSM”, de Evandro G. Flores e Débora Flores.

Apresentação de pôster – categoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

• “Modernização do Processo de Atualização de Sistemas Web do CPD/UFSM: Desafios e Soluções”, de Everton Agilar.

Texto: Assessoria de Comunicação do CPD

Fotos: 15º WTICIFES/Divulgação