Aberta seleção de trabalhos da UFSM para a Jornada de Jovens Investigadores da AUGM

Evento acontecerá em outubro, no Paraguai, e conta com bolsa auxílio para custear viagem

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) divulgou nesta semana o edital de seleção de trabalhos da UFSM para a trigésima edição da Jornada de Jovens Investigadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). A edição de 2023 ocorrerá entre os dias 11 e 13 de outubro, na Universidade Nacional de Asunción (UNA), em San Lorenzo (Paraguai), tendo como tema “Investigación científica sustentable para una mejor calidad de vida”. O edital prevê a seleção de até 40 trabalhos, sendo quatro de cada tema de pesquisa definido no edital. Para conhecer mais sobre a jornada, é aconselha-se que os candidatos leiam o regulamento.

Podem participar estudantes da UFSM matriculados em cursos de graduação e mestrado. Ao todo, são 38 temas abordados na jornada, divididos em quatro eixos temáticos, que podem ser acessados no edital da seleção. Os trabalhos selecionados deverão ser apresentados na forma de apresentações orais ou painéis, por apenas um expositor, independentemente de o trabalho ser de autoria individual ou de um grupo de pesquisadores. Cada candidato pode submeter apenas um trabalho para expor na jornada. Para esta edição, serão concedidas pela SAI até três bolsas de R$ 1.200,00 para os alunos de pós-graduação e até três bolsas de formação estudantil, com o mesmo valor, mediante a inscrição em edital promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae). A responsabilidade pela organização dos custos da participação no evento, bem como transporte, estadia, alimentação e documentação é dos candidatos selecionados.

As inscrições devem ser encaminhadas via formulário on-line, até o dia 21 de julho. Entre os dias 24 e 31 de julho, os trabalhos serão analisados pela equipe da SAI. A relação dos candidatos classificados será divulgada a partir do dia 1º de agosto. Os selecionados têm até o dia 7 de agosto para enviar o trabalho completo para a equipe da SAI, que será enviado posteriormente para análise da UNA. Destaca-se que a SAI atua apenas na pré-seleção de trabalhos no âmbito da UFSM, sendo responsabilidade da UNA definir quais de fato vão participar da jornada. Todos os requisitos e documentos necessários para inscrição estão disponíveis no edital, sendo de total responsabilidade do candidato informar-se e cumprir todos os requisitos estabelecidos.

Texto: Núcleo de Comunicação da SAI