Conceito 5: UFSM tirou nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo MEC

Relatório divulgado pelo Inep mostra as notas atribuídas aos 48 indicadores de avaliação

No final de junho, a UFSM recebeu o maior conceito de excelência institucional ao ganhar nota 5 do Ministério da Educação (MEC). Agora, um novo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostra que a universidade tirou nota máxima em todos os 48 indicadores de avaliação.

O conceito institucional é conferido após a instituição de ensino superior passar pelo processo de recredenciamento institucional. Nele são realizadas diversas etapas, como verificação documental (normativas internas, editais, planilhas, contratos, etc.), reuniões com a comunidade acadêmica e também uma visita de avaliadores do Inep às instalações da universidade.

A Caed foi um dos lugares mostrados aos avaliadores do MEC, de forma virtual, no dia 22 de junho (foto: Gabrielle Pillon)

Esta avaliação culmina em um relatório da comissão de avaliadores, que divide os indicadores de avaliação em cinco eixos, com o objetivo de contemplar as dez dimensões determinadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Cada eixo possui um peso específico para formar o conceito final:

1. Planejamento e Avaliação Institucional – peso 10

2. Desenvolvimento institucional – peso 30

3. Políticas acadêmicas – peso 10

4. Políticas de gestão – peso 20

5. Infraestrutura – peso 30

Apesar da divulgação do relatório, o processo de recredenciamento ainda não está concluído. Agora a universidade aguarda a publicação da Portaria de Recredenciamento pelo MEC. Após isso, devido à nota alta, a próxima avaliação da instituição está prevista para acontecer em 10 anos.

“O reflexo dessas notas é um trabalho conjunto. Nós não conseguiríamos ter nota 5 se não fosse um trabalho integrado entre a gestão, as direções de ensino, chefias de departamento, coordenações de curso e a comunidade. É como receber um selo de qualidade”, afirma o pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari.

Importância do Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM foi criado em 2016 e vale até 2026. Ele funciona como um plano de metas que a instituição deve alcançar até a sua conclusão. Além de ser um requisito legal, é o documento que caracteriza a identidade da instituição e busca indicar o caminho a ser seguido pela universidade no cumprimento de sua missão institucional e no alcance dos seus objetivos.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o PDI foi essencial para a universidade atingir a nota 5, pois com a sua criação a universidade começou a se organizar para atender todos os requisitos de avaliação.

“Ele foi fundamental, pois norteou a política institucional para articular todos os eixos avaliados. Prova disso é que, na reunião final de avaliação, os avaliadores mencionaram como todas as ações da universidade estão previstas no PDI e isso foi algo muito importante para conseguir a nota”, comenta Rafael.

Próximos passos

De acordo com a Procuradoria Institucional Educacional da UFSM, o resultado foi muito positivo, mas alguns pontos ainda podem ser melhorados. A comissão de avaliação do Inep alertou a instituição sobre questões relativas à acessibilidade física, como a necessidade de colocar ou fazer a manutenção de pisos táteis e sinalizações em braile.

Além disso, apesar da próxima avaliação só ocorrer em 2033, a UFSM precisa continuar o nível de excelência para manter a nota. Segundo o pró-reitor, para isso a instituição deve continuar o processo de modernização, garantir a qualidade de ensino, melhorar a avaliação da pós-graduação, fortalecer os cursos de graduação e continuar os investimentos em assistência estudantil.

“Pretendemos tornar a universidade cada vez mais dinâmica. Temos desafios importantes para o futuro, por isso no segundo semestre deste ano já vamos começar a revisar o nosso PDI junto com a comunidade”, revela Rafael.

Texto: Rebeca Kroll, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali