Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Julho das Pretas” movimenta este mês na UFSM e em outros locais de Santa Maria

Atividades gratuitas e abertas à comunidade serão realizadas até o dia 22



Acontece, neste mês, o evento “Julho das Pretas” da UFSM, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos (GIDH) e com a Egbè Osun Ilé Àse Íya Omin Órun. O evento conta ainda com o apoio do Observatório dos Direitos Humanos da UFSM, do projeto Daruê Malungo e do Movimento Negro Unificado de Santa Maria.

O dia 25 de julho é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data faz referência e homenagem a Tereza de Benguela, mulher preta que comandou o Quilombo de Quariterê no século XVIII.

As atividades serão todas gratuitas e abertas a toda a comunidade, de dentro e de fora da UFSM. Haverá apresentações artísticas, momentos culturais, rodas de conversa, todas protagonizadas por mulheres pretas. O evento ocorrerá em vários espaços da UFSM, na Feicoop e na Egbe Osun.

Mais informações nas redes socias: @neabi.ufsm @gidh.ufsm @egbeosun_.

Programação:

Dia 6, quinta

14, na Incubadora Pulsar

Abertura cultural: intervenção poética “E eu não sou uma mulher?”
Convidada: Maria Rita PY Dutra – professora, escritora, mestre em Ciências Sociais, doutora e pós-doutora em Educação, vereadora em Santa Maria pelo PCdoB.
Apresentação: “Mulheres Pretas, passado e presente: Tereza de Benguela e Sojourne Truth”
Convidada: Rogéria Tavares – licenciada em Ciências Sociais, graduanda do curso de bacharelado em Ciências Sociais, integrante dos grupos de estudos Neabi, GIDH e Labis.
Roda de conversa: “Lugar de Mulher Preta é onde ela quiser, inclusive na universidade! Pesquisas e Trajetórias de mulheres pretas”.
Convidadas: Jacilene Aguiar – pedagoga, mestranda em História na UFRGS, graduanda em Ciências Sociais na UFSM; Rutileia Campos – graduanda de Pedagogia na UFSM; Isis Gomes da Rocha – graduanda de Educação Física na UFSM; Beatriz Borges – graduanda em Serviço Social na UFSM; Mediadora: Leonice Mourad, professora doutora em História e Geografia, cientista social, atualmente se dedica à formação de professoras, é ativista por uma educação antirracista.

Dia 8, sábado

14, na 29ª Feocoop

Abertura cultural: “Se a coisa tá preta, a coisa tá boa!”
Convidados: Grupo Cultural do Quilombo de Restinga Seca
Mesa-redonda “Mulheres Pretas no Poder Construído o Bem Viver”
Convidadas: Maria Rita Py Dutra; Andressa Duarte – Doutoranda em Ciência Política pela UFRGS, cientista social e mestra em Ciências Sociais pela UFSM; Isadora Bispo – Advogada, produtora cultural, teatreira, mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM; Iyá Sandrali – Autoridade civilizatória da tradição de matriz africana, psicóloga, especialista em criminologia, servidora pública. Mediadora: Ângela Souza, integrante do Neabi/UFSM e do MNU.

Dia 19, quarta

15h (13h na Colômbia), evento híbrido na Sala Inovadora da Biblioteca do CCSH/ UFSM. Link da videochamada: https://meet.google.com/jas-znrp-pju.

Bate-papo
“Mulheres Pretas Inspiradoras: a trajetória das irmãs Luanda e Laura Sito”.
Convidadas: Luanda Sito – professora da Universidade de Antioquia na Colômbia, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, licenciada em Letras pela UFRGS (desde a Colômbia pelo meet); Laura Sito – jornalista, primeira Mulher Negra eleita deputada estadual pelo PT, presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS (participação presencial na UFSM). Mediadora: Rogéria Tavares 

Dia 21, sexta

15h, Espaço Multiuso da UFSM. Performance e roda de conversa “Poéticas e Políticas Negras”. Convidada: Amanda Rodrigues – Bacharel em Dança, mestre e doutoranda em Ciências Sociais pela UFSM.

Dia 22, sábado

12h, no Egbe Osun / Ilé Àse Íya Omin Órun (Bairro João Goulart, Rua João Brunhauser, 112). Encerramento, com diversas atividades culturais e artísticas, como samba de roda e slam, além de feijoada, brechó e trocas de saberes.

14h – Roda de conversa sobre “Empoderamento de Mulheres Pretas”. Convidada: Deborá Evangelista – Advogada, mestre em Direito, professora e coordenadora da Ulbra Santa Maria, afro-coaching e apresentadora do programa Viva Ubuntu da TV Diário de Santa Maria.

16h – Resgate ancestral, nos caminhos de um terreiro. Convidada: Olùkọ́ Ṣọla – Micaela Severo – Faz parte do culto/cultura dos àwọn òrìṣà e, também, às divindades desta terra. É formade em Ciências Sociais e Mestrade em Ciências Sociais. Integra o Neabi, Labis e o GIDH.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62882

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes