Apoio dentro e fora da sala de aula: professores acompanham os candidatos durante a prova

Após o final do primeiro turno de provas, professores e estudantes comentam suas percepções sobre as questões

Durante todo o dia, houve uma intensa movimentação no largo do planetário

No largo do Planetário da UFSM, uma rede de apoio foi formada durante a realização das provas. Professores de diferentes instituições de ensino acompanharam os alunos durante o domingo que marcou a volta do vestibular no campus da Universidade. A partir das 10 horas, os primeiros candidatos finalizaram o turno de provas – que teve como tema “Mulheres na Ciência”.

“Os ‘profes’ estão aqui, esperando por eles”

O dia começou cedo para os vestibulandos do Sapiens – um curso preparatório de Caxias do Sul. Gabriela Basso e Manuela Dall’ Agnol, professoras da instituição, percorreram quase 300 quilômetros para acompanhar os alunos. Apesar da expectativa e da logística, elas avaliam de forma positiva a retomada do exame e veem o vestibular como uma oportunidade de conhecer o campus de Santa Maria: “Ficamos com o coraçãozinho a mil porque é uma responsabilidade. Também é uma forma de passear e conhecer o campus que vai virar a casa de muitos, não é?”, afirma Manuela.

Gabriela Basso e Manuela Dall’ Agnol vieram de Caxias do Sul para acompanhar estudantes (Foto: Gabriel Escobar)

Outra instituição que esteve presente com um estande na UFSM para acompanhar os candidatos foi o Fleming – um curso pré-vestibular. Foram mais de 700 alunos no campus de Santa Maria para a realização da prova. Tiago Rigo, responsável pelo Marketing do grupo, conta que esse tipo de organização, que envolve principalmente logística, alimentação e preparação para o exame, é pensada para oferecer tranquilidade aos inscritos. “E a gente faz questão de convidar os professores para estarem aqui. Não para revisar conteúdo, mas para dar um abraço e lembrar de toda a trajetória deles até o vestibular”, conta Tiago.

Um dos professores presentes foi Gil Leão – que ministra a disciplina de biologia no Totem. Ele avalia de forma positiva esse encontro com os alunos: “Mal ou bem a gente convive muito com eles ao longo da semana. Então, só de nos encontrar, faz com que eles tenham um pouco mais de segurança e apoio dos ‘profes’ que estão aqui esperando por eles”, conta Gil.

“No início da manhã, quando era madrugada ainda, a gente se reuniu para um ‘bom dia’ e tentou passar uma energia positiva”, conta Jader Nogueira, diretor do Totem Vestibulares, sobre o ambiente criado para oferecer apoio para os alunos. Os vestibulandos tiveram uma preparação específica para a prova da UFSM, com aplicação de simulados e revisão de conteúdos.

Preparação para a prova

Após o lançamento do edital, com informações sobre a prova e os conteúdos a serem abordados, teve início a preparação dos alunos que buscam uma vaga na UFSM. O professor de matemática do Colégio Riachuelo, Gui Valenzuela, conta que a revisão para o vestibular teve como base provas anteriores e o Enem.

Uma das grandes expectativas para a prova estava no tema da redação. A professora do Totem, Mariane Lazzari, vê de forma positiva o apoio aos alunos, não somente em sala de aula, mas durante os exames. A professora de redação conta que, após a divulgação do edital, já foram trabalhados os dois gêneros textuais exigidos na prova – artigo de opinião e carta. “Estávamos comentando antes que eles gostaram muito de escrever os dois gêneros, justamente porque esses textos têm como característica envolver os cidadãos e sua existência”, complementa.

O professor de filosofia, sociologia e história do Fleming, Luiz Leonardo Spallone, vê o vestibular extraordinário da UFSM como uma prova nova e que vai ajudar na preparação para avaliações posteriores. Mesmo assim, a preparação levou em consideração provas anteriores e as competências indicadas no edital: “Foi uma bela surpresa, pelo que o pessoal está nos falando, nada muito fora do esperado. Acredito que eles foram bem e, por conta disso, teremos uma média mais elevada”, afirma.

Candidatos comentam o primeiro turno de provas

Isadora, Pedro Henrique e Marina vieram testar seus conhecimentos como treineiros (Foto: Ana Alicia Flores)

Após as 10 horas, os primeiros candidatos finalizaram o primeiro turno de provas que teve como tema “Mulheres Cientistas e suas descobertas”. Para as candidatas Amanda Pellizzari e Geovana Becker, a prova estava dentro do esperado e o tema foi de grande relevância. “Não achei muito conteudista e não tinha aquelas fórmulas complicadas. Tu conseguia resolver, sabe?”, comenta Geovana.

Os santa-marienses Isadora Meyne, Pedro Henrique Karsten e Marina Loro iniciaram nesta edição do vestibular a preparação para o ingresso na UFSM – “a Universidade dos sonhos”, como comentaram após a prova. Em relação às questões, o grupo de amigos teve um pouco de dificuldade em algumas temáticas, já que ainda estão no 2º ano de ensino médio e não estudaram parte dos conteúdos necessários. “Se eu tivesse me preparado mais, acho que a prova não seria tão difícil. Vim mais pela experiência, mas dei uma olhada nos gêneros textuais abordados porque na escola o foco é mais na redação do Enem”, comenta Pedro.

Para Marina, o vestibular mostrou que está no caminho certo da preparação porque os conteúdos vão de acordo com aqueles estudados em sala de aula: “Eu achei que estaria mais difícil, sinceramente, porque todo mundo fala que as provas de vestibular são horríveis comparadas com o Enem, mas eu achei bem dentro do que estamos vendo em sala de aula”, finalizou.

Texto: Thais Immig, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista