Vestibular UFSM volta a movimentar o campus para o início das provas

Além do campus sede, o vestibular também está sendo aplicado nos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

Início da manhã foi de grande movimento em diferentes locais do campus sede (Foto: Ana Alicia Flores)

Após nove anos, o campus volta a movimentar-se para receber os candidatos inscritos no Vestibular Extraordinário da Universidade Federal de Santa Maria 2023. Na manhã de hoje, 9, teve início a aplicação das provas que contemplam as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. A ocasião reuniu vestibulandos de diferentes regiões do estado e do país, acompanhados de seus familiares e de muita expectativa para o início das provas.

Dos 9.537, quase 8 mil pessoas foram esperadas para realizar a prova em Santa Maria. Além dos candidatos que buscam ingressar na instituição no segundo semestre deste ano, o vestibular extraordinário também foi uma oportunidade para realizar a prova como treineiro. Esse é o caso da Ana Camila Montanha, de 17 anos. A estudante veio de Alegrete com o objetivo de tentar uma vaga em Farmácia nos vestibulares futuros. No momento que antecedeu a entrada no prédio em que o exame seria aplicado, ela conta que as expectativas eram boas e que o vestibular também foi uma oportunidade de conhecer o campus de Santa Maria pela primeira vez.

Quem também veio à cidade universitária para realizar a prova como treineiro foi o Guillermo Rodrigues Piovesan, de Ijuí, que se inscreveu para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Para o estudante do terceiro ano do ensino médio, é um momento para ter a experiência da prova e entender o que esperar em exames posteriores. “É bom aprender desde agora a lidar com esses momentos de nervosismo e ansiedade para, mesmo assim, conseguir fazer uma excelente prova e me preparar para os vestibulares que virão”, complementa.

Antes do início da prova houve movimentação intensa de estudantes e de familiares (Foto: Gabriel Escobar)

O momento que antecedeu o início das provas foi marcado pela movimentação de estudantes e de familiares que acompanharam os candidatos. Karine Schuster esteve junto com a filha Lauren, no prédio 70, antes da entrada para a sala de provas. A santa-mariense Lauren busca uma vaga no curso de Educação Física da UFSM – Universidade que, desde pequena, sonha em ingressar. “Estou tranquila agora e torcendo para que dê tudo certo. Espero não me desesperar durante a prova, na verdade”, brinca Lauren.

Cayo Rocktroh Sprenger, de Novo Hamburgo, e a Ellen Jacoby, de Gramado, viajaram até Santa Maria para tentar uma vaga no curso de medicina. Eles contam que apesar da expectativa para o início das provas, estão felizes com mais uma opção de ingressar no ensino superior por meio do vestibular. “Eu vim, mesmo sendo longe, porque é mais uma oportunidade de ingressar no curso que eu desejo”, afirma Ellen. Eles vieram acompanhados de outros candidatos do cursinho Método Vestibular – que organizou uma excursão com nove ônibus vindos de diferentes cidades da região metropolitana.

As provas do Vestibular Extraordinário iniciaram às 8h da manhã, em 16 prédios localizados na cidade universitária. À tarde, a partir das 14h, serão aplicadas as questões de Linguagens e a redação.

Texto: Thais Immig, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto de capa: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo e voluntário da Agência de Notícias

Edição: Mariana Henriques, jornalista