Grupo da UFSM inicia projeto de capacitação em gestão documental na fronteira Brasil/Uruguai

Nesta sexta-feira (14), esteve presente na UFSM o diretor do Museo del Patrimonio Regional de Rivera

Na manhã desta sexta-feira (14), ocorreu a primeira reunião oficial envolvendo os membros do projeto de extensão “Capacitação em gestão documental para a preservação da memória e do patrimônio cultural da fronteira Brasil/Uruguai”, coordenado pela professora Sônia Constante, do Departamento de Arquivologia da UFSM. O encontro aconteceu no prédio 74A do campus sede, na sala 2141.

No turno da tarde, o diretor do museu de Rivera, Eduardo Ramón Palermo López, ministrou palestra no auditório do CCSH

Esteve presente na reunião o diretor do Museo del Patrimonio Regional de Rivera, Eduardo Ramón Palermo López, que destacou que esse “é o primeiro de muitos projetos que devemos fazer nos próximos anos para organizar e preservar os documentos do museu”. Um dos conjuntos documentais que será trabalhado é o do jornalista e historiador Ivo Nicolas Caggiani (Sant’Ana do Livramento, 1932-2000), com datas limites de 1792 a 1996, que hoje se encontra no museu de Rivera, por doação da família.

O foco do projeto de extensão, segundo a sua coordenadora, é a conservação da documentação que está em Rivera, “mas vamos realizar trocas e aprender com tudo o que está preservado no museu”. O projeto prevê a realização de capacitação para o pessoal que trabalha com patrimônio nas cidades de fronteira Sant’Ana do Livramento e Rivera.

A professora Sônia aproveitou a visita do diretor do museu a Santa Maria para mostrar as instalações do Laboratório de Restauração do Departamento de Arquivologia da UFSM. Ainda durante a sua estada, Palermo ministrou uma palestra para professores e estudantes do Mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM, no turno da tarde, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

A equipe do projeto é constituída por servidores e estudantes da UFSM e do museu de Rivera. Os recursos financeiros são da das pró-reitorias de Extensão (PRE) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, por meio do edital Nº 42/2023 – chamada para fomento de ações de extensão vinculadas a programas de pós-graduação. O encerramento da primeira etapa do projeto está previsto para janeiro de 2024.

Equipe do projeto:

Professora Sônia Constante – Departamento de Arquivologia

Professor Eduardo Palermo – Museo del Patrimonio Regional de Rivera (Uruguai)

Professora Marta Borin – coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (PPGPC)

Professora Maria Medianeira Padoin – Departamento de História

Professor Jorge Alberto Soares Cruz – Departamento de Arquivologia