Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Avaliações institucionais estão disponíveis para a comunidade da UFSM até 21 de agosto

Avaliações Geral e de Bem-Estar e Saúde Mental estão nos portais, e a de Ensino-Aprendizagem pode ser feita também pelo app UFSM Digital



A comunidade acadêmica da UFSM já pode participar das três avaliações institucionais que ocorrem neste semestre: Avaliação Ensino-Aprendizagem, Avaliação Geral e Avaliação Bem-Estar e Saúde Mental.

As avaliações estão disponíveis no Sistema de Questionários nos portais (estudantil, docente e servidor TAE) desde 14 de julho até 21 de agosto. 

Avaliação Ensino-Aprendizagem

A Avaliação Ensino-Aprendizagem verifica, a cada semestre, as questões didáticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem envolvendo as disciplinas. Esse questionário é destinado apenas a estudantes e está disponível também no aplicativo UFSM Digital.

São apenas três questões: se o professor atuou de maneira satisfatória para o desenvolvimento da disciplina; se as estratégias de ensino adotadas colaboraram para o alcance dos objetivos de aprendizagem; e se o aluno está satisfeito com o conteúdo abordado na disciplina. As respostas podem ser dadas numa escala que vai de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”.

Além das questões objetivas, que visam avaliar a atuação docente, as estratégias de ensino e o conteúdo das disciplinas, há espaços abertos para o envio de sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao processo de ensino-aprendizagem do semestre. Este espaço para comentários é extremamente importante e é por meio dele que os docentes conseguirão desenvolver a sua prática pedagógica, reforçando pontos fortes e fazendo ajustes em aspectos onde há oportunidades de melhoria.

Avaliação Geral

A Avaliação Geral busca ter um entendimento geral da Instituição, desde a infraestrutura até os serviços de apoio, sendo destinada a toda a comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnico-administrativos (TAEs). 

Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, esta pesquisa tem como objetivo identificar as oportunidades de aprimoramento da Instituição. O presidente da CPA, Fernando Pires Barbosa, observa que esta é a primeira Avaliação Geral realizada após a pandemia de Covid-19. “É a mesma que foi aplicada em 2019/2020 e, com os resultados de agora, poderemos ver o que mudou de lá para cá”, afirma.

Avaliação de Bem-Estar e Saúde Mental

A Avaliação de Bem-Estar e Saúde Mental está sendo aplicada pela primeira vez, buscando entender o cenário de bem-estar e saúde mental na Universidade. É voltada a toda a comunidade acadêmica (estudantes, docentes e TAEs). O questionário é composto por 21 perguntas que irão ajudar a identificar aspectos positivos e negativos da saúde mental. As respostas serão analisadas de maneira anônima, e, resguardado o anonimato,  os resultados serão utilizados como insumo para o desenvolvimento de estratégias para melhorar o bem-estar e a saúde da comunidade universitária.

Mais informações no site da Avaliação Institucional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63011

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes