Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes

Mestrado em Saúde Coletiva e doutorados em Direito e em Agronegócios deverão agora ser aprovados pelo Consu



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou na semana passada a aprovação de mais três cursos de pós-graduação para a UFSM: o mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e os doutorados acadêmicos em Direito e em Agronegócios – este, vinculado ao Campus Palmeira das Missões, será o primeiro doutorado fora do Campus Sede. Recentemente a Capes já havia aprovado dois novos cursos de mestrado para a Universidade.
 
Os novos cursos devem agora ser publicados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e na sequência seguirão para apreciação do Conselho Universitário (Consu). O prazo para implementar os cursos na UFSM é de até dois anos.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Cristina Wayne Nogueira, exalta o trabalho dos grupos proponentes e do Comitê Assessor da PRPGP, que auxiliou na qualificação das propostas. “A aprovação pela Capes dos novos cursos é significativa, uma vez que contemplam áreas em que não há sobreposição com outros cursos na Instituição”, destaca.
 
Cristina enfatiza que a UFSM tem cursos de pós-graduação stricto sensu em todas as grandes áreas do conhecimento e que o planejamento estratégico da PRPGP, em consonância com o plano de gestão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), busca auxiliar na qualificação dos cursos de pós, com vistas à excelência. “Salientamos que a expansão da pós-graduação, no que tange à criação de novos cursos, se dará de forma planejada e estratégica, evitando sobreposição de cursos na mesma área do conhecimento, em sintonia com os objetivos institucionais e seguindo as orientações da Capes”, afirma.
 
Saiba mais sobre os novos cursos de pós-graduação aprovados pela Capes:
 

Doutorado em Direito

O doutorado em Direito no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), com previsão de ofertar 10 vagas por ano, deverá ser o primeiro doutorado em Direito em instituição pública de ensino superior do interior gaúcho.
 
O objetivo geral do doutorado será o de capacitar pesquisadores e juristas para refletir criticamente sobre as transformações que emergem de sociedades globais e suas relações com o direito, com habilidade para propor respostas jurídicas que promovam o acesso global à justiça. Objetivos específicos: formar profissionais com capacidade de elaboração de análises jurídico-sociais, de modo multidisciplinar ou interdisciplinar, sobre a realidade local e nacional relacionando-a com as transformações globais; despertar no egresso, à luz de uma formação científica, o interesse pela pesquisa nas diversas áreas do conhecimento jurídico, em específico naquelas temáticas propostas pelo curso, de formas a desenvolver além do senso crítico, capacidade técnica-jurídica e responsabilidade social para o enfrentamento das questões de direito que envolvem o cidadão e a sociedade; desenvolver a pesquisa, a docência e a orientação, em nível de pós-graduação stricto sensu, na área de concentração e linhas de pesquisa do programa; capacitar docentes a realizar atividades de ensino e pesquisa em nível superior.
 
A área de concentração, “Direitos Emergentes na Sociedade Global”, objetiva a discussão de temas relevantes e inovadores que se apresentam em decorrência de crescentes processos de globalização e mundialização, cujas consequências suscitam novos debates na agenda global e local. As três linhas de pesquisa serão “Acesso global à justiça: soluções plurais em sociedades democráticas”, “Direitos da sociobiodiversidade: desenvolvimento e dimensões da sustentabilidade” e “Direitos na sociedade em rede: atores, fatores e processos na mundialização”.
 
O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM foi criado em 2012 e teve sua primeira turma do curso de mestrado em 2013. Nesses 10 anos, já foram titulados aproximadamente 200 mestres em Direito. Em 2023, a Capes reconheceu a excelência do PPGD/UFSM e ampliou o conceito de nota 3 para 4.

Doutorado em Agronegócios

O Doutorado Acadêmico em Agronegócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGA) do Campus Palmeira das Missões, que deverá oferecer 14 vagas por seleção, é o primeiro doutorado a ser aprovado pela Capes para um dos campi fora da sede da UFSM. Também será um dos poucos da região sul do Brasil: atualmente há apenas dois PPGs stricto sensu com características similares, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
 
O objetivo geral do curso é construir conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios e contribuir para a sólida formação acadêmica de profissionais, docentes e pesquisadores engajados na promoção da competitividade, do desenvolvimento e da sustentabilidade nos agronegócios. Os objetivos específicos são: promover a formação de recursos humanos com capacidades e habilidades de construir e difundir conhecimentos sobre os agronegócios, integrando o objeto do agronegócio à promoção do desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental de forma integrada e sustentável; realizar estudos e pesquisas interdisciplinares sobre os agronegócios, abarcando a complexidade desse objeto, de modo a compreender a estrutura e dinâmica dos sistemas agroindustriais e das cadeias produtivas agroindustriais regionais, nacionais e internacionais; avaliar o desenvolvimento e os impactos da ciência, da tecnologia e de novas técnicas sobre o meio ambiente e os recursos naturais, investigar a concepção, implementação e a gestão de políticas públicas e privadas de promoção aos agronegócios, bem como as consequências destas ações junto ao processo de desenvolvimento; expandir e consolidar o papel da UFSM enquanto agente de promoção e difusão de conhecimentos, firmando convênio e acordos entre o Campus de Palmeira das Missões com outras instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. Espera-se ainda estreitar relações da UFSM com a base industrial e agropecuária que a cerca.
 
A área de concentração em “Desenvolvimento Regional e do Agronegócio” leva em consideração que a atual conjuntura requer a busca pelo equilíbrio e a implantação de sistemas produtivos economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. Em função disto, a construção de conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios, por meio do avanço da ciência e da tecnologia, pode resultar em aumento da competitividade e mitigação de impactos ambientais, condição básica para o desenvolvimento e sustentabilidade nos agronegócios. As linhas de pesquisa são “Arranjos Organizacionais e Competitividade nos Agronegócios” e “Gestão de Sistemas de Produção Agroindustrial”.

Além de solidificar a atuação da UFSM na região norte do Rio Grande do Sul, a implantação do doutorado em Agronegócios tende a fortalecer uma região que é grande produtora de diversas cadeias formadoras do agronegócio brasileiro, mas que ainda é carente de cursos de doutorado no setor.
 
O PPG em Agronegócios da UFSM Campus Palmeira das Missões iniciou suas atividades em 2016, e, apesar de ser um programa jovem, o mestrado em Agronegócios tem contribuído e impactado positivamente não só a região, mas também outras áreas do Brasil e alguns países com os quais possui relação, em especial Moçambique.

Mestrado em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) nível mestrado, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFSM, buscará uma formação voltada para o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, visando romper com a perspectiva tecnicista da educação e desenvolvimento profissional na saúde. Voltado a profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Odontologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Nutrição e Medicina Veterinária, fazendo uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, de estratégias problematizadoras de educação e processos educativos mediados por tecnologias, pretende-se tematizar, refletir, apoiar e qualificar o trabalhador da saúde.
 
Com previsão de 13 vagas anuais, o mestrado em Saúde Coletiva da UFSM será o primeiro fora da região metropolitana, e o segundo a ser oferecido em instituição pública – o outro é mantido pela UFRGS.

Os objetivos do PPGSC são a formação de recursos humanos com embasamento sólido em Saúde Coletiva, orientados pela ética, e a consolidação da área, agregando profissionais em torno dos projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados. Os objetivos específicos são capacitar profissionais para analisar a situação de saúde das coletividades a partir dos referenciais teórico-metodológicos da análise de território, epidemiologia, ciências sociais e humanas e avaliação em saúde; desenvolver habilidades e competências para compreender a intervir na organização e gestão das redes regionalizadas de atenção à saúde, tanto nos componentes de assistência e gestão quanto nos de vigilância em saúde, tendo como referências prioritários as abordagens teóricas e metodológicas da análise de políticas públicas, planejamento e gestão em saúde e das ciências sociais e humanas; e desenvolver atitudes e capacidades investigativas para a produção de conhecimento científico, tecnológico e inovação para o direito à saúde e qualidade de vida.

Com área de concentração em “Saúde Coletiva” – campo científico de natureza interdisciplinar cujas disciplinas básicas são a epidemiologia, as ciências sociais e humanas em saúde e a política, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde -, o curso terá três linhas de pesquisa: “Ciências Sociais e Humanas em Saúde”, “Epidemiologia” e “Política, Planejamento e Gestão da Saúde”.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63021

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes