UFSM firma acordo de parceria internacional com universidade sul-africana

O acordo está associado ao CAL da UFSM e à Wits School of Arts, da University of The Witwatersrand

Em um marco significativo para a colaboração acadêmica que estreita as relações técnico-científicas e culturais, a UFSM e a University of The Witwatersrand (popularmente conhecida como Wits University), situada em Joanesburgo, na África do Sul, assinaram um acordo de cooperação internacional. A parceria visa promover o intercâmbio acadêmico, a pesquisa conjunta, os programas de estudo e outras iniciativas de cooperação. A partir do acordo assinado, o plano de trabalho específico está associado ao Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM e à Wits School of Arts.

Esse acordo decorre de uma parceria que começou em 2017, com os projetos Same Same, but Different, ContraMonumentos | CounterMonuments e Monumentos Virtuais. Participam da iniciativa Andréia Machado Oliveira, professora do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFSM, e René Smith, professora e diretora da Wits School of Arts. Sobre a importância dessa parceria para a internacionalização da universidade, Andréia destaca que o acordo prevê intercâmbio de professores, alunos, servidores técnico-administrativos e também a realização de pesquisa conjunta. Além disso, possibilita a utilização das instalações de cada instituição para desenvolver projetos e pesquisas.

Conforme a coordenadora de Projetos e Convênios da UFSM, Marcia Helena do Nascimento Lorentz, o prazo do acordo é de cinco anos, a contar de 2 de junho de 2023.

A partir do acordo firmado, objetiva-se:

• promover e estimular o ensino e os avanços científico-pedagógicos entre os dois países;

• qualificar os recursos humanos, com o fim de aprimorar a produtividade do ensino pela oferta de oportunidades de aperfeiçoamento de pessoal;

• incrementar o intercâmbio e a cooperação técnico-científica e, com isso, fortalecer a pesquisa científica institucional e os programas de desenvolvimento entre os dois países;

Segundo a professora Andréia, palestras que envolvam arte, tecnologia e ciências podem ser propostas entre as instituições parceiras no acordo. Ademais, propostas coletivas e colaborativas, bem como a publicação em revistas e a exibição de projetos artísticos, também podem ser ofertadas.

Texto: Gustavo Salin Nuh, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali