Curso sobre temáticas de gênero tem sua terceira edição

A capacitação ocorre entre 11 de agosto e 20 de outubro de 2023

Com o objetivo de qualificar sobre as temáticas de gênero e violência contra mulheres, o Fórum de Enfrentamento à Violência contra Mulheres de Santa Maria (FEVCM) promove a terceira edição do “Curso Segura”. As ações do Fórum fazem parte de um Programa de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que atua na temática desde 2019, coordenado pela professora Laura Ferreira Cortes, docente do Colégio Politécnico. A ação conta com apoio do Observatório de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

Desde sua primeira edição, o curso busca contribuir para transformações necessárias no campo dos direitos humanos das mulheres por meio de uma abordagem ampla, que situa e sensibiliza os cursistas para a compreensão das raízes da violência contra mulheres e sua repercussão na sociedade. Nessa terceira edição, o “Curso Segura III: Rede Municipal de Ensino com Elas” atende à Lei Municipal 9460/2022, que institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate da Violência contra as Mulheres e Meninas no âmbito das instituições de ensino do município de Santa Maria, e enfoca como público os e as docentes da Rede Municipal de Educação do Município de Santa Maria. Serão oferecidas 130 vagas, com reservas, a pedido da Secretaria de Município da Educação, para conselheiras e conselheiros que fazem parte dos Conselhos Tutelares que interagem diretamente com a comunidade escolar e vivenciam realidades de violência de gênero.

Cronograma do Curso

O curso se desenvolve entre 11 de agosto e 20 de outubro de 2023 e se realizará em modalidade híbrida, com carga horária de 40 horas totais: 20 horas na modalidade presencial e 20 horas na modalidade EaD. A modalidade presencial incluirá cinco encontros, às sextas-feiras, das 14h às 18h, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM.

Algumas temáticas abordadas no serão: Gênero e Violências; Movimentos Feministas; Políticas públicas para as mulheres no Brasil; Acolhimento, aspectos psicossociais e étnico raciais no atendimento às mulheres em situação de violência; Trabalho em rede intersetorial; Justiça restaurativa e comunicação não violenta. O curso é gratuito e a certificação de 40h é expedida pela UFSM. Inscrições podem ser feitas até dia 21 de julho, através do formulário.

Corpo docente do Curso Segura III

Prof. Dra. Maria Celeste Landerdahl – Prof. Aposentada Depto. Enfermagem UFSM