Professor de Química da UFSM ministra conferência plenária no Japão

Érico Flores foi o único pesquisador latino americano a receber convite para ministrar conferência plenária

Professores Susumu Imashuku, Tetsuo Sakka, Yoshihiro Deguchi e Érico Flores em visita à Tokushima University, no Japão.

Recentemente, em 28 de junho, o professor Érico Flores do Departamento de Química da UFSM, ministrou a conferência plenária intitulada “Modern Sample Preparation Methods for the Determination of “Difficult” Elements by ICP-based Techniques” em congresso internacional no Japão. A conferência foi ministrada durante a XLIII edição do Colloquium Spectroscopicum Internationale (CSI), que ocorreu na cidade de Tokushima, Japão, entre 26 e 30 de junho. Esse evento, um dos mais tradicionais da área de Química Analítica, que ocorre desde a década de 1950 e contou com a presença de diversos pesquisadores renomados de diversos países como França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, República Tcheca, Itália, China, entre outros.

Nessa edição, o Colóquio ocorreu simultaneamente ao 5º Asian Symposium on Laser Induced Breakdown Spectroscopy (ASLIBS23), que teve uma grande participação de pesquisadores da Ásia, mas também de outros continentes. Esses eventos foram organizados por pesquisadores da Tokushima University e da University of Kyoto, ambas do Japão.

Na conferência plenária ministrada pelo professor Érico foram mostrados os trabalhos inovadores e o as técnicas analíticas desenvolvidas em seu grupo de pesquisa e que são, atualmente, usadas como referência como métodos oficiais para o controle de qualidade (por exemplo, impurezas inorgânicas em produtos farmacêuticos). Érico apresentou, também, os mais recentes desenvolvimentos e as tendências modernas na sua área de pesquisa envolvendo a espectrometria atômica e o uso sistemas empregando micro-ondas e ultrassom como intensificadores de processos químicos. Além da conferência, Érico manifestou o interesse de que a organização do CSI retorne ao Brasil, considerando que o professor foi um dos organizadores do CSI em 2011 no Rio de Janeiro.

Após o congresso, o docente foi convidado para visitar a Tokushima University e participou de reuniões com pesquisadores da Graduate School of Advanced Technology and Science. Na oportunidade, Érico apresentou as potencialidades dos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e de Engenharia Química (PPGEQ) para cooperação internacional com pesquisadores da Tokushima University.