Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

“Queremos gritar o nome dele”: comemoração de aprovados marca a leitura do listão do Vestibular da UFSM

Durante o evento, candidatos e familiares acompanharam a leitura do listão de aprovados, que também contou com membros da gestão



O Centro de Convenções foi palco para a leitura do listão de aprovados no Vestibular UFSM 2023 e, também, para candidatos que vieram até a Universidade Federal de Santa Maria com a expectativa de ouvir o nome na lista de classificados. Gabriel Simonetti Franciscato, de 18 anos, foi um deles. Ele veio acompanhado da mãe, Vera, do pai, Joval, e da avó, Maria. Torcida em peso para aguardar a divulgação dos aprovados, em especial do curso de Engenharia de Controle e Automação – objetivo do Gabriel com o vestibular da UFSM. 

Mesmo ansioso para saber o resultado e sem ter certeza da aprovação, ele e a família vieram até a UFSM para acompanhar esse momento de perto. “A gente quis vir porque tem uma grande diferença entre acordar e ler uma lista de aprovados e escutar teu nome sendo lido. Pode ser o único momento na vida que eu possa ter essa sensação”, conta Gabriel. Para os pais e a avó, a leitura do listão é um momento único que vai mudar a vida da família – eles fazem questão de acompanhar todas as fases de perto. “Queremos gritar o nome dele”, brinca a avó. Minutos depois, o nome de Gabriel esteve presente na lista de aprovados da UFSM e veio acompanhado de muita comemoração, emoção, abraços e o grito prometido da avó Maria.

Família comemora com o filho Gabriel a aprovação em Engenharia de Controle e Automação

Na plateia alta do Centro de Convenções, estava Gabrielli Menezes Perón, acompanhada de amigos. Ela estava atenta à leitura dos classificados e à tela do celular, aguardando notícias. Vibrou muito quando ouviu seu nome e de sua amiga na voz dos comunicadores das rádios da Universidade. Ela agora é caloura de Tecnologia em Alimentos da UFSM, uma das carreiras que vislumbra seguir. “Estou muito feliz, estou retornando, então é uma grande conquista estar de volta”, conta. Sua decisão de vir presencialmente ouvir a divulgação do listão veio de um desejo da família, que queria estar presente neste momento. Mesmo não sendo possível no final, Gabrielli compareceu ao evento.

Esteve presente também o futuro médico veterinário, Eric Gonçalves, que comemora: “finalmente consegui passar no curso que me identificava, que já almejava há algum tempo, então é felicidade extrema que todo o meu esforço foi recompensado agora com a aprovação em Veterinária”. Sobre sua motivação em ir ao Centro de Convenções neste dia, ele relata que é para já ir se ambientando com a Universidade e sentir a atmosfera. Para o início do semestre, suas expectativas são altas para estar no meio das rurais e realizar seu sonho. 

Gabrielli celebra sua conquista e de amigos
Eric comemora a entrada no curso pretendido

Gestão celebra envolvimento com a comunidade

Gestão destaca os resultados do vestibular e faz prospecção para o próximo

“A divulgação do listão coroa um trabalho”, relata Jerônimo Tybusch, pró-reitor de graduação da UFSM. Ele explica que esse trabalho começou na consulta à comunidade interna, que demorou aproximadamente um ano e meio, e finalizou agora. Sobre o vestibular, o gestor reafirma a importância de diversificar os processos de ingresso. “Nosso entendimento sempre esteve na diversidade da comunidade que nos busca. Então, também, diversos têm que ser os processos de ingresso”, acredita Jerônimo. O desafio, agora, de acordo com o pró-reitor, é se conectar ainda mais com a comunidade, desde antes do ingresso, com eventos como o Descubra,  e com a variedade de formas de seleção, como o processo seletivo indígena, o processo de medalhistas de olimpíadas de conhecimento, dentre outros. 

Com os resultados do vestibular, Jerônimo acredita ser possível reduzir os índices de evasão, já que, 30 dos 39 cursos ofertados já preencheram todas as vagas, e espera-se que o restante seja preenchido na chamada oral. “O Sisu também teve um bom preenchimento já na sua primeira chamada oral, então juntando os dois processos,  alcançamos  um preenchimento que nós almejamos, acima de 95%  das vagas”, conclui. 

Gestão destaca os resultados do vestibular e faz prospecção para o próximo

Durante a leitura do listão, o reitor Luciano Schuch afirmou que a divulgação de aprovados é uma etapa importante no retorno do vestibular: “É um momento de emoções para as famílias e de muita alegria para aqueles que ingressam na nossa Universidade”. Ele ainda destacou que o evento foi pensado para conectar a comunidade com a Universidade e dar protagonismo às Rádios da UFSM – que atuaram em todas as fases do processo seletivo. Jerônimo concorda e destaca o momento de leitura dos nomes nas rádios como marcante para toda a comunidade. “Quem estivesse acompanhando pela rádio, andando de carro, na rua, ou em qualquer lugar, iria ver que todas as emissoras de Santa Maria estavam transmitindo o listão”, comemora. 

O reitor e a vice-reitora, Martha Adaime, finalizaram suas falas dando boas vindas aos que chegam agora: “Quem passou, venha estudar, pois somos uma das melhores e mais conceituadas universidades do país”, comentou Schuch. ” Que os novos UFSMers sejam bem vindos, e quem não passou, em janeiro tem mais, e ainda com mais chances”, finalizou Martha.

 

Texto: Gabrielle Pillon e Thais Immig, acadêmicas de Jornalismo e bolsistas da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63143

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes