Progredir Geoparque Quarta Colônia realiza formatura de 33 estudantes em Faxinal do Soturno

Município já contabiliza nove formações finalizadas pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia

foto colorida horizontal com um grupo de pessoas, de camiseta branca, em pose oficial, uns em pé e outros agachados, segurando diplomas nas mãos. Ao lado há pessoas usando outras roupas. Ao fundo lê-se escrito em letras prateadas na parede "Plenário Telcio Cervo"
Formatura dos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica ocorreu na quarta (2)

Foi realizada na noite de quarta-feira (2) a formatura de dois cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia em Faxinal do Soturno. No total, 33 estudantes foram certificados nos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica. A cerimônia contou com a participação da equipe do projeto, representantes da UFSM, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Prefeitura de Faxinal do Soturno, além de familiares e de amigos.

Para a coordenadora na UFSM do Progredir Geoparque Quarta Colônia, Angelita Zimmermann, os momentos de formatura representam a alegria presente no projeto. Angelita ressaltou a importância da qualificação profissional e da educação para o desenvolvimento da Quarta Colônia, destacando o compartilhamento de conhecimentos entre os professores do projeto e os estudantes do território. Ao abordar o turismo, a coordenadora enfatizou como o Progredir pode contribuir para o sentimento de reconhecimento no Geoparque, melhorando os relacionamentos interpessoais e a recepção dos turistas.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, pró-reitor de Extensão da UFSM, ressaltou que o Progredir Geoparque Quarta Colônia só existe em razão dos estudantes que se dedicam em mudar não apenas a própria realidade, por meio das qualificações profissionais e do compartilhamento de experiências, mas de toda a comunidade do Geoparque. O gestor ressaltou que o projeto, além de construir saberes de forma coletiva, também permite que a UFSM esteja cada vez mais aberta à população e presente no território.

O prefeito de Faxinal do Soturno, Clóvis Montagner, abordou em sua fala os elos entre a UFSM e a Quarta Colônia com vistas ao futuro e ao desenvolvimento do território. Para Clóvis, o Progredir é uma das maiores iniciativas de qualificação profissional desenvolvidas na região, ampliando as formas de relacionamento entre a comunidade e os diversos patrimônios presentes no Geoparque.

Para a formanda Jaqueline Pinheiro, a participação nos cursos realizados pelo Progredir marcaram o início de uma nova caminhada pautada na educação. Durante seu discurso, Jaqueline destacou os ensinamentos compartilhados nas formações e a atenção das professoras na condução dos cursos.

Com a conclusão dos cursos de Introdução ao Secretariado e de Informática Básica, Faxinal do Soturno passa a contar com nove cursos finalizados pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia. No próximo semestre, o município receberá três novas formações. Já no mês de agosto, estão previstos para realização os cursos de Massas Artesanais e Possíveis Aplicações e de Sabão, Sabonetes e Cosméticos Naturais.

Mais informações sobre as novas formações podem ser solicitadas ao Centro de Referência da Assistência Social da cidade, pelo telefone (55) 326302517.

Texto: Wellington Hack, Comunicação Progredir Geoparque Quarta Colônia