Atleta da UFSM é convocada para o Mundial de Atletismo

Pela primeira vez o Brasil terá uma atleta na prova dos 1500m no principal campeonato de atletismo do mundo

A 19ª edição do Campeonato Mundial de Atletismo está chegando e com muitas razões para a região dos Vales e o Brasil comemorarem: Pela primeira vez na história da competição o país garantiu uma vaga entre as 56 que irão disputar a prova dos 1500m rasos no Mundial. A conquista da vaga é de Jaqueline Beatriz Weber, mestranda em Gerontologia na Universidade Federal de Santa Maria.

O mundial acontecerá na cidade de Budapeste, capital da Hungria, e reunirá os melhores atletas do planeta em cada uma das 40 disciplinas a serem disputadas. Jaqueline entra para história do atletismo nacional uma vez que é a primeira atleta convocada para disputar o mundial na prova dos 1500metros, que é um clássico do meio fundo. “Disputar o principal evento do calendário mundial é sem dúvidas a realização de um sonho. Há um ano dos Jogos Olímpicos, atingir este patamar, mostra mais uma vez a solidez de nosso trabalho. Se me dissesem no início do ano, que seria nos 1500 metros, eu também não acreditaria. Mas a nossa evolução mostrou que é possível estar entre as melhores do mundo em ambas as provas do meio-fundo”, comenta Jaqueline, que disputa também os 800 metros em torneio internacionais.

Para Fabiano Peçanha, treinador da atleta, a convocação é mais um coroamento de uma temporada fantástica: ” A Jaque vem em uma regularidade de grandes resultados incríveis. Neste ano ela inclusive quebrou o recorde gaúcho da prova dos 1500m, o que já demonstrava o grande nível que atingiu. O campeonato mundial de atletismo é um evento que reúne os melhores corredores do mundo e a Jaque ter garantido essa vaga é algo extraordinário”.

Juliano Otes, presidente da AMO, também comemora: “A Jaque tem levado o nome da AMO para muito além das fronteiras do Brasil. Nosso projeto social ter o nome dela na lista dos convocados é algo que não se consegue dimensionar de importância, sem contar a fonte de inspiração que ela já tem sido para nossos alunos da escolinha”.

A qualificação ocorreu através do sistema de ranking de pontos da World Athletics, que calcula uma média dos 5 melhores resultados dos atletas, nos 12 meses antecedentes ao campeonato mundial. A atleta viaja no início da próxima semana para a capital da Hungria e compete às eliminatórias dos 1500 metros no dia 19/08 às 13h15 do horário local (18h15 horário de Brasília).

Com informações de Luiz Fernando Cuozzo Lemos
Foto: Wagner do Carmo/CBAt