Curso Técnico em Cuidados de Idosos promove fórum para discutir qualidade de vida da pessoa idosa

O evento, presencial e gratuito, está com inscrições abertas até o dia 13 de agosto

Quais são os desafios para cuidar de uma pessoa idosa, no contexto da nossa região? Como é possível melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e, ao mesmo tempo, a condição de trabalho dos seus cuidadores? É por meio de perguntas como essas que o II Fórum Integração Ensino-Serviço do Curso Técnico em Cuidados de Idosos vai guiar suas discussões no dia 15 de agosto, no Auditório do Colégio Politécnico da UFSM.

O evento busca, além de aproximar o Colégio das instituições nas quais os alunos do curso realizam estágio, ampliar a discussão sobre o tema de cuidados com pessoas idosas em diferentes situações, contemplando também aqueles que possuem familiares idosos ou cuidam diretamente deles. Será debatida a conjuntura da população idosa do município de Santa Maria, assim como os desafios da formação de cuidadores de pessoas idosas. A primeira edição do evento ocorreu em 2019 e, desde então, são levantados debates sobre a profissão a fim de qualificar seu atendimento às demandas sociais, além de possibilitar uma avaliação das expectativas profissionais e educacionais de técnicos já formados e estudantes da área para promover melhorias no curso.

A programação, que tem início às 9h da manhã, conta com mesa de abertura e espaços para interação entre os participantes. No turno da tarde, após intervalo, está planejado um momento artístico-cultural, seguido por uma mesa redonda sobre a valorização e reconhecimento da profissão Técnico em Cuidados de Idosos. O fórum será encerrado às 17h, depois de um café com plenária.

O evento é aberto a egressos, estudantes – incluindo aqueles que já tiveram vínculo com o curso e não puderem concluí-lo – assim como à comunidade com interesse no tema. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário até o dia 13 deste mês.  Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: tecnico.cuidadosdeidosos@ufsm.br

Conheça mais sobre o Curso Técnico em Cuidados de Idosos

O cuidado especializado para aqueles que, com a idade, necessitam de apoio e auxílio é o valor central da formação do Curso Técnico em Cuidados de Idosos oferecido pelo Colégio Politécnico da UFSM. O conhecimento técnico e científico vem para oferecer uma formação que é única: são apenas cinco cursos em todo o país, atendendo a uma demanda por um campo de trabalho que cresce cada vez mais. Ao final do curso, os alunos estão capacitados  para atuar no cuidado de idosos nos aspectos físico, mental, cultural e social, contribuindo para a autonomia do idoso e para a melhoria de sua qualidade de vida. Para conhecer essas e outras informações sobre o curso, além de saber um pouco do dia a dia deste profissional, confira o vídeo institucional do curso no canal do YouTube da instituição. O material foi produzido em uma parceria da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico, Coordenação do Curso Técnico em Cuidados de Idosos e Coordenadoria de Tecnologia Educacional da UFSM.