UFSM vence em outras categorias dos JUGs e garante vagas para a etapa nacional

Equipes de tênis de mesa, xadrez e judô estiveram em ação no último fim de semana

foto colorida horizontal com quatro mulheres segurando medalhas penduradas no pescoço e um homem do lado
Equipe de tênis de mesa

As equipes de tênis de mesa e xadrez da UFSM conquistaram o título dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) 2023 no último sábado (12), em São Leopoldo e Campo Bom, respectivamente. Com as realizações, garantiram vagas para a etapa nacional, que ocorrerá em Joinville (SC), no mês de outubro.

Ao todo, os mesatenistas conquistaram quatro vagas. No feminino individual, a Federal foi campeã com Thais Dalla Rosa e garantiu, ainda, o 3º lugar com Allana Anniele Barros da Silva e Luíze Soares Friedrich. No masculino individual, Carlos Alberto Zaro sagrou-se vice-campeão.

foto colorida horizontal com sete pessoas alinhadas segurando uma bandeira do estado com o logo da FUGE no centro. Alguns seguram medalhas e troféus
Enxadristas que representaram a UFSM

Ao todo, oito mesatenistas e seis enxadristas representaram a UFSM nos JUGs. São eles: Carlos Alberto Zaro, Eduardo da Silva de Proencio, Lucas de Oliveira Zuquetto, Pedro de Andrade Santos, Allana Anniele Barros da Silva, Luíze Soares Friedrich, Thais Dalla Rosa e Thais Roos Dutra – compondo a equipe de tênis de mesa; Helena Falkowski Leimann, Cecilia Luczynski Magalhães, Jadyelle Mochnack, Hernán Eduardo, Gustavo Martins de Quadros e Victor de Lima Maffini – representando a equipe de xadrez.

foto colorida horizontal com cinco pessoas, os dois homens da ponta usam quimonos brancos, e três moças do meio. Todas usam medalhas
Equipe de judô da Universidade

Ainda no sábado (12), em Campo Bom, a equipe de judô da UFSM ficou com o vice-campeonato da etapa estadual dos Jogos Universitários. Mesmo com desfalques, a colocação foi muito comemorada e, a partir da definição dos nomes, alguns dos judocas também irão compor a equipe que vai disputar os JUBs 2023.

A equipe feminina de basquete também garantiu vaga para a etapa nacional, após vencer os JUGs e consagrar-se bicampeã da competição, em Porto Alegre, no último início deste mês.

Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Noticias
Fotos: Luiz Fernando Cuozzo Lemos
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista