Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Diretor da Editora UFSM vai ministrar a aula inaugural do curso de Produção Editorial

O tema da palestra será “Narrativas transmídia e a produção do livro hoje: o caso da série Brasiliana Steampunk”



Nesta terça-feira (22), às 14h, ocorre no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – localizado no prédio 74C do campus sede – a aula inaugural do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da UFSM. Na ocasião, o diretor da Editora UFSM, Enéias Tavares, que é docente dos cursos de Letras, vai proferir a palestra “Narrativas transmídia e a produção do livro hoje: o caso da série Brasiliana Steampunk”.

Partindo das visões críticas de Pierre Bourdieu, Henry Jenkins e John Thompson, Enéias Tavares fará uma reflexão sobre a cena editorial contemporânea, abordando a oposição entre o livro físico e produções narrativas para outras mídias. Em um segundo momento, o ministrante apresentará o mapa de produção transmídia da série Brasiliana Steampunk, constituída de produções narrativas físicas, digitais, gamificadas e audiovisuais. O foco dessa seção estará nos dois livros que servem de âncora para o universo expandido da série: Parthenon Místico, de 2020, e Lição de Anatomia, de 2022. Ambos são romances transmídia publicados pela editora Darkside Books, da qual é consultor editorial. Por fim, falará sobre a economia criativa focada em divulgação, comercialização e desafios de projetos transmídia de base literária.

Além de professor, Enéias Tavares é escritor e tradutor. Ele também teve livros publicados por editoras como Leya, Avec, Arte & Letra e Jambô. Além de colunista do Itaú Cultural, é pesquisador do Laboratório Corpus e do Centro de Documentação e Memória da UFSM Silveira Martins. Mais de sua produção encontra-se na página eneiastavares.com.br.

A aula terá em torno de 2 horas de duração. Ao final da palestra, ele responderá perguntas sobre carreira, criatividade e mercado editorial voltado para a literatura fantástica, além de outros questionamentos do público.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63417

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes