Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Olimpíada realizada na UFSM aproxima estudantes da prática de Eletrônica e Robótica

Cerca de 15 escolas participaram do evento que uniu conhecimentos teóricos e práticos na área



Equipe organizadora do evento (Foto: Ana Alicia Flores)

No último sábado (19), a UFSM sediou a Olimpíada Santa-Mariense de Eletrônica e Robótica, a OSMER. Organizado por integrantes do Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PET- EE), o evento reuniu alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e privada de Santa Maria e região. 

A prova foi dividida em três níveis: no nível 1 concorriam estudantes do 3º ao 5º ano; no nível 2 estavam os alunos do 6º e 7º ano e, no nível 3, estavam os alunos do 8º e 9º ano. Para os melhores classificados, a premiação é um curso sobre eletrônica e robótica, que será ministrado por acadêmicos do PET Engenharia Elétrica. “Nos últimos anos, nós observamos uma queda na procura pelos cursos de engenharia. Por meio dessa olimpíada, queremos aproximar os  alunos da UFSM, do que é feito no curso”, destaca Gabriel Silveira dos Santos, integrante do PET-EE e um dos organizadores do evento. 

Cerca de 50 alunos estiveram presentes para a realização da olimpíada. A metodologia de elaboração das provas mesclou uma parte teórica e outra prática – em que os estudantes tiveram que desenvolver um código. A estudante do 9º ano do colégio Sant’Anna, Larah Corrêa Bernardon, conta que foi incentivada pelo pai a fazer a prova: “Eu já fiz no ano passado, este ano fui convidada a fazer de novo e eu gostei bastante, é uma área que eu me interesso e espero passar para poder fazer o curso”, conta. 

Cerca de 50 estudantes realizaram a prova (Foto: Divulgação OSMER)

Quem também vê a prova como uma oportunidade de expandir os conhecimentos na área é Pietro Firpo de Freitas, aluno do 9º ano do colégio Sant’Anna: “Eu já tinha estudado robótica antes da pandemia, acabei parando, mas foi muito bom fazer a prova. Penso que é uma área que posso seguir futuramente”, diz. A colega de Pietro, Raíssa Pereira da Silva Schirmer, conta que foi sua primeira experiência com robótica, mas que está animada com as possibilidades: “espero ir bem, foi uma experiência nova, mas quero ter uma boa classificação e fazer o curso para entender mais da área”, conta. 

Para os professores, é o momento de incentivar e apoiar os alunos e alunas. O professor de robótica Leandro Schneider, do Colégio Marista de Santa Marta, leciona aulas na área há cerca de 15 anos e fala sobre a importância do incentivo para a área: “na escola nós temos mais de 600 alunos que participam de aulas de robótica. Hoje, temos dez alunos competindo aqui e estamos muito contentes em poder participar”, destaca. “Os alunos estavam muito empolgados, todos que vieram estavam muito animados, desde a van até chegar aqui”, conta animado o professor, que ainda complementa: “é muito bom estar aqui na Universidade, ter essas parcerias, é incentivador”, enfatiza. 

O gabarito das provas já está disponível no site do evento. Ainda este mês, no dia 27, está prevista a divulgação dos medalhistas e a classificação final. 

Texto: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63412

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes