Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula inaugural do CCS terá lançamento de série sobre atuação do SUS na emergência da Kiss

Atividade aberta à comunidade será realizada no dia 30 de agosto



A aula inaugural do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM será realizada no dia 30 de agosto, às 17h30, no auditório C do prédio 18 do Campus Sede. Na ocasião, haverá o lançamento da série documental “Saúde no limite da dor – Os aprendizados do SUS na emergência da Boate Kiss”, produzida pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). Haverá debate com os entrevistados.
 
A atividade é aberta à comunidade em geral. Inscrição gratuita pelo formulário. Haverá certificados aos participantes inscritos. 
 
O documentário tem formato de série com três episódios. O primeiro registra a mobilização do SUS nas primeiras horas após o incêndio, a chegada da Força Nacional do SUS e a importância da presença de autoridades no local, como a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a articulação com outros setores do governo, entre eles as Forças Armadas.

O segundo episódio mostra o acolhimento aos familiares das vítimas, dando destaque ao momento do reconhecimento dos corpos e o transporte do antídoto ao cianeto, gás tóxico que causou muitas das mortes na boate.

O terceiro episódio foca nas lições aprendidas, descrevendo a importância da estratégia de atenção longitudinal e dos planos de contingência e de prevenção para que episódios como esse não ocorram novamente.

Entre os principais relatos dos entrevistados estão descrições do trabalho realizado nos hospitais, que resultou no salvamento de 97,5% das vítimas encaminhadas a eles, e os bastidores da realização do maior transporte aeromédico do mundo até então.

A série completa ficará disponível nas mídias sociais do Ministério da Saúde e servirá também como material didático dos cursos do Programa de Formação em Emergências em Saúde Pública (Profesp).

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63440

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes