Pós-Graduação em Química da UFSM celebra mais de 25 anos como curso de excelência junto à Capes

PPGQ teve aula inaugural que enfatizou o fortalecimento de um dos programas de excelência da UFSM

foto colorida horizontal com auditório vista de lado e de cima, cadeiras lotadas, à frente um homem em pé falando ao microfone, no canto inferior direito
Atividade reuniu comunidade acadêmica, reitor e ex-reitor

No dia 14 de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM teve sua segunda aula inaugural. Em um primeiro momento, o coordenador, professor Cezar Bizzi, transmitiu orientações aos alunos de mestrado e de doutorado que ingressaram na seleção 2023/2, que contou com oito alunos de mestrado e sete de doutorado. Os alunos receberam orientações acerca dos benefícios de ingressarem em um programa de nível internacional – o PPGQ possui nota 7 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), máxima avaliação entre os PPGs brasileiros.

A seguir, a comunidade acadêmica do PPGQ juntou-se a esse grupo para prestigiar as palestras ministradas pelos professores Marcos Martins e Érico Flores, ambos do Departamento de Química da UFSM. O professor Marcos Martins, coordenador dos laboratórios Núcleo de Análises e Pesquisas Orgânicas e Núcleo de Química de Heterociclos (NAPO/NUQUIMHE), apresentou a palestra intitulada “Nascimento do PPG em Química na UFSM”.

Ele fez um resgate histórico do surgimento do PPGQ e de toda a jornada de sedimentação e fortalecimento de um dos programas de excelência da UFSM. Enfatizou que desde a avaliação da Capes de 1994-1995, o PPGQ já possui status de excelência junto à Capes (conceito A naquela oportunidade). Após, a forma de expressar os resultados da Capes mudou de conceito para nota, e o PPGQ tem se mantido com notas 6 e 7 (nota para cursos de excelência acadêmica) desde a avaliação de 1996.

Na sequência, o professor Érico Flores, coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais e Centro de Estudos em Petróleo (LAQIA/CEPETRO), apresentou a aula inaugural aos novos ingressantes do PPGQ, em uma palestra intitulada “Desafios e Contribuições da Química Analítica”. Ele mostrou aos novos alunos e à comunidade acadêmica o quão desafiador tem sido a tarefa da Química para garantir a qualidade de materiais tecnológicos, fármacos, alimentos, dentre outros, tão necessários para a manutenção dos padrões sociais, de tecnologia e de saúde da sociedade.

A palestra foi acompanhada por mais de 120 pessoas, dentre elas o atual reitor, professor Luciano Schuch, e o professor Odilon Marcuzzo do Canto, reitor da UFSM na gestão 1994-1997.

Reconhecimento peço trabalho desenvolvido

Na ocasião, o professor Érico Flores, docente do Departamento de Química e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de Engenharia Química (PPGEQ) recebeu uma placa em reconhecimento aos 12 anos como o pesquisador mais produtivo do PPGQ nesse período. A cerimônia contou com a presença do Reitor, professor Luciano Schuch, e do Professor Odilon Marcuzzo do Canto, Reitor da UFSM na gestão 1994-1997. A homenagem foi endossada pelo colegiado do PPGQ, como forma de reconhecimento às contribuições de Érico na formação de recursos humanos, elevada produção científica e tecnológica e visibilidade internacionalmente reconhecida.