Projeto do Colégio Politécnico disponibiliza informações geoespaciais do Campus da UFSM e de municípios do Rio Grande do Sul

Projeto de pesquisa do curso de Tecnologia em Geoprocessamento trabalha no desenvolvimento de seis aplicativos de mapeamento

O bolsista Leonardo Rischter, acadêmico do curso de Geoprocessamento, integrante das atividades do projeto (Foto: Maria Francisca Barbosa)

Com o objetivo de potencializar o planejamento e gestão territorial de municípios do estado do Rio Grande do Sul, um projeto do Curso de Tecnologia em Geoprocessamento, uma das graduações do Colégio Politécnico da UFSM, apresenta, neste mês, os primeiros resultados de sua realização. O desenvolvimento dos web aplicativos foi realizado sob coordenação da professora Franciele Rovani com participação de estudantes bolsistas e voluntários. No total, serão apresentados seis aplicativos que estarão à disposição dos usuários de forma gratuita.

Estes aplicativos de mapeamento tem a função de disponibilizar e apresentar aos usuários informações geoespaciais úteis, seguidas de uma breve explicação, conforme o modelo de aplicativo utilizado. O mapeamento do Campus Sede da UFSM, por exemplo, além de apresentar a geometria dos elementos, permite ao usuário consultar informações como Nome/Sigla, Centro de Ensino ou Unidade pertencente, Numeração, entre outros. Por meio dos aplicativos, o usuário pode localizar um ponto de interesse ou navegar para conhecer outros novos.

No caso dos aplicativos correspondentes aos municípios, o projeto se valeu de bases de dados formados em pesquisas anteriores, ou seja, que já tinham sido objeto de estudo em outros projetos de pesquisa ou extensão e possuíam um banco de informações geoespaciais disponíveis.

Aplicativo do Campus Sede da UFSM

Mapa do campus sede

Com uma base vetorial da infraestrutura e principais serviços encontrados dentro do campus sede, o mapa original foi desenvolvido em 2019 na forma impressa, e agora, atualizado para a versão digital. Neste, é possível, por exemplo, que o usuário localize os Centros de Ensino, identifique a nomenclatura dos prédios, encontre serviços como alimentação ou caixa eletrônico, entre outros. Conforme a professora Franciele, “este aplicativo foi pensado para o público interno e externo à Universidade, e especialmente, para atender aos novos estudantes do campus que precisam se localizar e encontrar Centros de Ensino e Unidades dentro da riqueza que é nosso campus”.

O mapa está disponível no site.

Painel Interativo do Campus da UFSM

Painel interativo do campus

O painel interativo do campus sede da UFSM, também denominado de dashboard, apresenta a base cartográfica do campus e as informações gráficas referente aos dados da UFSM em Números. Informa dados gráficos relacionados com a sua geometria de ocorrência contemplando: lista de cursos; percentagem de cursos por Centro de Ensino; total de alunos (sexo, nível e diplomados); grau acadêmico dos alunos; total de docentes (sexo e regime), total de técnicos administrativos. A seleção dos dados pode ocorrer via lista de cursos, gráficos ou pela geometria espacial do elemento.

Clique aqui para acessar o Painel Interativo do Campus

Aplicativo de municípios

O município de Jóia é uma das localidades contemplada no projeto. O aplicativo disponível no site visa apresentar informações de histórico municipal, localização e dados de economia, território e população. Além disso, permite ao usuário identificar os principais pontos de interesse localizados no município, seguidos de seu contato telefônico, por meio de simbologia própria.

Outra localidade que também já é contemplada com aplicativo é Silveira Martins. O município foi objeto de estudo da pesquisa intitulada e publicada em 2013 – Zoneamento Ecológico-Econômico de Silveira Martins (RS). As informações apresentadas neste aplicativo de mapeamento compreendem dados históricos, socioeconômicos e físico-naturais do Município. Além disso, apresenta o mapa final com o Zoneamento proposto.

Mapa de Jóia
Mapa de Silveira Martins

Próximos passos

Conforme a coordenadora do projeto, além destes, estão em fase de finalização o aplicativo que apresenta o Zoneamento de Risco Climático do cultivo da Nogueira Pecã para o Rio Grande do Sul e o aplicativo que apresenta a análise da vulnerabilidade natural do seu território no município de Ivorá (RS).

Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico