Tour pelo Campus é uma das atrações do Descubra UFSM 2023

Neste ano, o Descubra acontecerá de 28 a 30 de setembro, no campus sede da UFSM, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia

Além de buscar informações sobre os cursos da UFSM e sobre as iniciativas em ensino, pesquisa, extensão e inovação da universidade, os visitantes do Descubra UFSM 2023 contarão com o tradicional Tour pelo Campus, a cargo de estudantes do curso de Gestão de Turismo da instituição, para conhecer mais a respeito da universidade.

O passeio guiado deve ser agendado diretamente com os membros da organização do Descubra UFSM, de preferência pelo responsável pela turma ou escola, na chegada ao Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) – antigo Centro de Eventos da UFSM. Os passeios ocorrerão de hora em hora, durante os três dias do Descubra (28, 29 e 30 de setembro).

Além de explicar sobre o funcionamento da UFSM, sobre as formas de ingresso na universidade e sobre os cursos ofertados e contar um pouco da história e das curiosidades da instituição, os alunos-guias levarão os visitantes para conhecer alguns prédios e laboratórios.

Entre os locais de parada estão:

– Planetário;

– Biblioteca Central;

– Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (Lasca);

– Acervo Artístico;

– Jardim Botânico;

– Laboratório de Pneumática do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism);

– Museu dos Solos;

– Mostra de Ciências Morfológicas;

– Grupo de Pesquisas em Arroz Irrigado (Gpai), na área de várzea;

– Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Elétrica (Nupedee).

O Tour pelo Campus é organizado pela professora Luciana Traverso, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM.

Descubra UFSM 2023

O Descubra é um evento anual da UFSM, no qual a universidade divulga à população os cursos, serviços, oportunidades e ações que oferece. Alunos, pais, responsáveis e professores podem tirar dúvidas diretamente com os acadêmicos e docentes nos estandes dos cursos da instituição.

Também é possível obter informações sobre as iniciativas de pesquisa e extensão da UFSM, bem como sobre as oportunidades de assistência estudantil que favorecem a permanência dos estudantes na UFSM, tais como bolsas, auxílio pedagógico, moradia estudantil, Restaurante Universitário e Benefício Socioeconômico.

O Descubra proporciona a seus visitantes espaços de tecnologia, arte, inovação e criatividade, além de ambientes de convivência, apresentações de música e dança, oficinas breves, tour guiado pelo campus e praça de alimentação.

O evento é gratuito e aberto à comunidade, atraindo principalmente vestibulandos, candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), escolas, pré-vestibulares e estudantes da educação básica, tanto da cidade como da região e de outros estados.

Neste ano, o Descubra acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no campus sede da UFSM, no antigo Centro de Eventos da UFSM, atual Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Nos dias 28 e 29 de setembro (quinta e sexta-feira), o Descubra funcionará das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

No dia 30 de setembro (sábado), o Descubra abrirá seus portões das 9h às 15h, também sem fechar ao meio-dia.

Responsáveis por escolas públicas e privadas já podem cadastrar a visitação de seus professores e alunos pelo formulário disponível no site ufsm.br/descubra. Em breve, o mapa e a programação completa do evento também estarão disponíveis no site.

Outras informações sobre o Descubra UFSM podem ser solicitadas pelo e-mail prograd@ufsm.br.

Texto: Prograd