Professor da UFSM é convidado para dar palestra em Congresso Internacional na Austrália

Convite para participação no evento é visto como reconhecimento pela qualidade da pesquisa desenvolvida na Universidade

O professor Paulo Salbego, do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental (DETA), do campus da UFSM de Frederico Westphalen e docente do Programa de Pós-Graduação em Química, participará do 26º Congresso e Assembleia Geral da União Internacional de Cristalografia (IUCr). O Congresso ocorrerá entre os dias 22 e 29 de agosto de 2023 na cidade de Melbourne, na Austrália.

O evento trienal da IUCr é o principal encontro científico internacional de cristalografia do mundo. A IUCr é uma união científica que tem como objetivos promover a cooperação internacional em cristalografia, promover a publicação internacional de pesquisa cristalográfica, facilitar a padronização de métodos, unidades, nomenclaturas e símbolos. Na ocasião, Paulo ministrará a palestra “Similaridade Supramolecular em estruturas cristalinas: Uso dos Índices de Similaridade (IX)”, no Simpósio “Comparando Estruturas Cristalinas e Dados”. O docente apresentará um método de obtenção da similaridade supramolecular entre estruturas cristalinas através de índices que vêm sendo desenvolvidos na UFSM nos últimos anos. “Um convite como este mostra que a pesquisa que vem sendo desenvolvida na UFSM tem relevância internacional e está na fronteira do conhecimento”, destaca Paulo. O professor complementa explicando a importância do assunto: “A comparação de estruturas cristalinas é uma parte importante para diversas áreas, como no desenvolvimento de novos fármacos e novos materiais. Isso porque as propriedades de um material no estado sólido estão relacionadas com sua fase cristalina e as suas interações intermoleculares. Ter um método que quantifique de maneira confiável comparações entre estruturas pode auxiliar no desenvolvimento de sólidos cristalinos com propriedades desejadas”.

Paulo é membro do grupo de pesquisa Núcleo de Química de Heterociclos da UFSM (NUQUIMHE) e ressalta a importância do grupo de pesquisa no desenvolvimento desse tipo de projeto. “Uma pesquisa de alto nível e transdisciplinar como essa é possível graças aos esforços conjuntos de diversos pesquisadores dentro do grupo de pesquisa, que hoje conta com 7 pesquisadores e mais de 30 estudantes (Pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica). O NUQUIMHE, coordenado pelo professor Marcos Martins, possui mais de 30 anos de atuação, com mais de 130 alunos formados e mais de 400 artigos publicados.”

Com informações de Paulo Salbego