Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes da UFSM recebem Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023 pela Fapergs

A premiação será entregue no final de outubro para três professores da Instituição



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou, na última semana, os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, selecionados pelo comitê de assessores científicos da Fapergs e pelo comitê especial. Com o tema “Ciência e inovação: alicerces do futuro”, a premiação visa reconhecer o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram em suas áreas, além de incentivar a cultura, inovação e integração entre a comunidade científica e empresas.

Dentre os premiados em 14 categorias, três são professores da UFSM: Anselmo Peres Alós, na área de Artes, Letras e Linguística; Maria Rosa Chitolina, na área de Ciências Biológicas; e Leandro Michels, na área Pesquisador na Empresa.

Artes, Letras e Linguística: Anselmo Peres Alós

Anselmo Peres Alós foi premiado na cateogria Artes, Letras e Linguística

Agraciado pelo prêmio na área de Artes, Letras e Linguística, o professor Anselmo Peres Alós, atua na UFSM como docente de graduação do Departamento de Letras Vernáculas, nas disciplinas de literatura brasileira, literaturas africanas de língua portuguesa e teoria literária. Já na pós-graduação ministra disciplinas voltadas para questões de gênero, raça e sexualidade na literatura brasileira. Em seu projeto de pesquisa, financiado com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, investigou especificamente questões de autoria e de representação de subjetividades transexuais na literatura brasileira.

Anselmo explica que há duas esferas fundamentais para a concessão do prêmio: a  atuação na formação de recursos humanos e a produção intelectual, ou seja, as publicações. O professor afirma que atua de forma intensa nesses dois campos, com alta produtividade e impacto e com a inserção de egressos no mercado de trabalho. “Meus orientandos e ex-orientandos, atualmente, estão em atividade em importantes instituições, como a UFPR, a UFRGS, a UEMA, a UFSSPA e a imprensa do Governo Estadual do RS, e a Secretaria Estadual de Educação. Parte da relevância da minha atuação deve ser creditada ao sucesso profissional que eles alcançaram, dando visibilidade estadual e nacional ao nosso Grupo de Pesquisa”, explica. 

Mesmo com a atuação já consolidada, o professor conta que não esperava pelo prêmio, mas afirma estar lisonjeado. Anselmo destaca a importância de todo  reconhecimento ao trabalho de pesquisa nas áreas das Humanidades, principalmente, se o conhecimento produzido estiver atrelado às questões sociais e de direitos humanos, áreas tão atacadas e desvalorizadas. Para ele, a pesquisa acadêmica não pode estar afastada da interação com o ensino e a extensão. “Produzir conhecimento na área das humanidades não faz sentido se esse conhecimento não estiver atrelado à busca por justiça social, por equidade de gênero, por uma visão de mundo antirascista, antimachista e anti-homo/transfóbica. […] Minha atuação como intelectual, educador e pesquisador só faz sentido na medida em que puder usar o espaço de privilégio que ocupo, como homem gay, branco e cis, para dar voz àqueles que ainda não dispõe da legitimidade acadêmica que eu possuo”, finaliza.

Ciências Biológicas: Maria Rosa Chitolina

Na categoria Ciências Biológicas quem recebeu o reconhecimento foi Maria Rosa Chitolina

A professora Maria Rosa Chitolina, homenageada na área de Ciências Biológicas, atua no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFSM, no qual ministra aulas de Bioquímica para a graduação. Na pós-graduação atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (PPGBTox) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi). Além disso, coordena grupos como o Enzitox (Enzimologia Toxicológica), que estuda o sistema purinérgico, colinérgico e estresse oxidativo em diferentes situações, dentre outros.

Maria Rosa conta que o prêmio foi uma “surpresa feliz” e avalia que seja resultado de um trabalho voltado para o avanço da ciência no Rio Grande do Sul e no Brasil, bem como sua participação na formação de gerações de cientistas – o que considera muito gratificante. “Esse prêmio é muito importante para a minha carreira, pois vem num momento de consolidação profissional. Fico muito feliz por toda a minha trajetória como docente e pesquisadora da UFSM e por todas as oportunidades de desenvolver o meu trabalho na Instituição. Fazer ciência no Brasil é um ato de coragem e também, no meu caso, de realização pessoal”, afirma Maria Rosa.

Como a única mulher da UFSM a receber o prêmio neste ano, a professora destaca o feito e diz se sentir muito feliz por poder contribuir para o desenvolvimento da ciência: “fico feliz por uma mulher pesquisadora ter ganho este prêmio. A educação e a ciência são transformadoras da sociedade e me sinto agradecida por fazer parte desse processo”, conclui.

Pesquisador na Empresa: Leandro Michels

Leandro Michels foi agraciado na categoria Pesquisador na Empresa

Já o professor Leandro Michels foi agraciado na categoria Pesquisador na Empresa. Pesquisador na área de engenharia elétrica, Leandro trabalha principalmente com energia solar fotovoltaica, com foco na conexão de geração distribuída no sistema elétrico nacional de geração fotovoltaica. Também é coordenador do Laboratório de Ensaios da UFSM, maior laboratório de inversores fotovoltaicos do Brasil. 

O professor conta que ficou surpreso ao ler seu nome na lista de vencedores, mas pensa que o resultado se deu por sua atuação no setor fotovoltaico e no empreendedorismo. “Eu tenho auxiliado doutorandos e ex-alunos a criar suas empresas e negócios de tecnologia de ponta aqui no estado”. Também salienta a grande quantidade de projetos de pesquisa nos quais está inserido, que contribuem para a transferência de conhecimento entre a UFSM e o setor produtivo, incluindo a incluindo a estruturação da unidade Embrapii, a primeira da UFSM.

Para Michels, “o prêmio é uma concretização do esforço que foi feito para que conseguíssemos levar o conhecimento gerado aqui dentro da UFSM para a sociedade”. O professor ainda acrescenta que receber a premiação é um reconhecimento não só para ele, mas para a Universidade como líder e referência no estado em pesquisa e desenvolvimento na área de energia. O professor conclui com um agradecimento ao Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica, à Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa e à Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo pela valorização de seu trabalho.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 31 de outubro, às 18h30min no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS.


Texto: Júlia Weber, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias e Gabriela de Almeida, estudante de jornalismo e bolsista da Proinova
Fotos: arquivo pessoal dos pesquisadores
Arte de capa: Estevan Poll, programador visual da Unidade de Comunicação Integrada
Edição: Mariana Henriques, jornalista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63523

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes