Aluno da UFSM recebe menção honrosa no Prêmio Capes 2023

Doutorando de Engenharia de Produção foi incluído na premiação que é considerada o Oscar da ciência brasileira

Jones teve sua pesquisa reconhecida na categoria “Engenharia III” (Foto: arquivo pessoal)

Nesta quinta-feira (31), foi divulgado o resultado final do Prêmio Capes de Tese 2023 que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros. Na edição deste ano, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFSM, Jones Luis Schaefer, recebeu uma menção honrosa na área de Engenharias.

Em 2023 a premiação recebeu o maior número de inscritos em seus 19 anos de existência, ao todo foram 1.469 trabalhos de todo o país, com um total de 49 teses premiadas e 97 menções honrosas. Criado em 2005, o Prêmio Capes é fruto da parceria entre a Capes, a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright e é considerado o Oscar da ciência brasileira. Os critérios de premiação dos trabalhos consideram a originalidade e a relevância para o meio científico, tecnológico, social e cultural, além da metodologia utilizada.

Jones relata que recebeu a notícia do reconhecimento com grande entusiasmo e alegria e que o resultado só foi alcançado com o auxílio do PPGEP e do grupo de pesquisa Núcleo de Inovação e Competitividade da Universidade. “Durante o desenvolvimento da pesquisa, por diversas vezes me perguntava se estava no caminho certo, mas os bons resultados foram aparecendo com publicações em bons periódicos, reconhecimento em outros eventos e agora chegando na maior conquista que foi esta Menção Honrosa. Este reconhecimento vem servir como combustível para sempre buscar fazer mais e melhor, incentivando e mostrando que somos capazes de atingir bons resultados com dedicação e vontade” disse.

A pesquisa premiada

O doutorando foi reconhecido pela tese “Framework para diagnóstico e gestão de ambientes de energy cloud”, orientada pelo professor Julio Cezar Siluk, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, que trata sobre a gestão dos sistemas de energia. Diante da evolução e da inserção de novas tecnologias na área, como a geração de energia a partir de fontes renováveis e os veículos elétricos, Jones decidiu pesquisar sobre a formação desse novo modelo de negócios.

“Este tema veio a mim através de uma indicação do professor José Renes Pinheiro que comentou sobre essas novas tendências para gerenciamento de energia com o meu orientador. Aliado a isso, também havia a minha experiência e interesse pelas pesquisas relacionadas ao setor de energia” relata Jones.

O aluno salienta que o tema é de grande relevância pois representa a inovação no relacionamento dos usuários com a energia elétrica, de modo que agora deixamos de ser apenas consumidores, mas também ocupamos um papel ativo na sua produção a partir da sua comercialização, armazenamento e de outras formas de relação que ainda estão em desenvolvimento. “A pesquisa tem aplicabilidade prática pois demonstra desafios e oportunidades de mercado a serem exploradas. O framework propicia um diagnóstico detalhado sobre diversos pontos que devem ser observados pelas empresas e pelas comunidades onde os ambientes de energia inteligentes estão sendo implementados, e também para aqueles usuários que desejam evoluir para estes sistemas inteligentes e integrados” explica o engenheiro.

O professor Julio destaca que receber a menção neste prêmio fomenta a necessidade de continuar realizando pesquisas na área. Além disso, para ele esse reconhecimento também é fundamental para o curso, pois motiva os outros estudantes e mostra que é possível alcançar esses resultados.

Texto: Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalsita