Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre fará palestra na UFSM nesta sexta-feira

Às 16h, ele vai ministrar a palestra “A missão de um cônsul: aspectos legais e de relações internacionais”

A UFSM recebe na tarde desta sexta-feira (1º) a visita do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. Às 16h, ele estará no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – localizado no prédio 74C do campus sede – para ministrar a palestra “A missão de um cônsul: aspectos legais e de relações internacionais”. A conferência é aberta ao público em geral.

Antes disso, às 15h, o cônsul fará uma visita ao reitor da UFSM, Luciano Schuch, da qual também vai participar o secretário de Apoio Internacional da universidade, Paulo Bayard Dias Gonçalves, além de pró-reitores, diretores de centro, coordenações dos cursos de Relações Internacionais e Direito e diretorias do Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Valerio Caruso assumiu o cargo de cônsul-geral em Porto Alegre no dia 23 de agosto. Na visita a Santa Maria e região, a sua comitiva inclui o vice-cônsul Roberto Scolaro e a dirigente scolastica, Monica Faggionato. Ela estará na UFSM às 14h, para visitar o projeto Idiomas sem Fronteiras, que disponibiliza cursos de italiano para a comunidade acadêmica, entre outras línguas estrangeiras. A dirigente será recebida pela coordenadora do projeto, professora Ana Paula Carvalho Schmidt, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

A visita do cônsul a Santa Maria e região começa nesta quinta-feira (31). No final da tarde, está agendada entrevista para a imprensa local na sede do Diário de Santa Maria. Além da UFSM, a agenda do cônsul na sexta-feira inclui visitas à Prefeitura, Agência Consular da Itália e Associação Italiana de Santa Maria (Aism) e Universidade Franciscana (UFN), além de jantar na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm). No sábado (2) e domingo (3), o cônsul e sua comitiva visitam a Quarta Colônia de Imigração Italiana – com roteiros em Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine e Restinga Sega – e também São Sepé.