Equipe FieldCrops apresenta no Paraguai resultados de projeto para aumento na produção agrícola

A equipe da UFSM lidera o maior projeto de produção de soja, milho e trigo do Paraguai

O encontro do projeto Global Yield Gap Atlas ocorreu em Ciudad del Este

De segunda (28) a quarta-feira (30) ocorreu em Ciudad del Este (no Paraguai) um workshop para a apresentação de resultados do projeto “Potencial e lacunas de produtividade de soja, trigo e milho”. Esse projeto faz parte do Global Yield Gap Atlas (Gyga), que tem como objetivo determinar as lacunas na produção de alimentos ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que se consolida a preservação ambiental. O projeto Gyga Paraguai é liderado pela Universidade Nacional de Assunção (UNA), Universidade de Nebraska (dos Estados Unidos) e UFSM e tem por objetivo estimar o potencial e as lacunas de produtividade das principais culturas do país e identificar quais são as causas responsáveis pela baixa produção nas lavouras. Na ocasião, a professora da UNA María Soledad Armoa Baez, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM, comentou que “esse projeto é importante pois determinará o quanto a mais é possível produzir na atual área agricultável de soja, milho e trigo, além de identificar as causas das lacunas de produtividade dessas culturas agrícolas”. Este projeto conta com o apoio do setor público e privado do Paraguai.