Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa que incentiva alunas e professoras de Ensino Médio nas ciências está com inscrições abertas

Futuras Cientistas, que conta com a participação da UFSM, recebe inscrições até 11 de setembro



O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), que promove o contato entre alunas (do 2º ano do Ensino Médio) e professoras de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino com as áreas STEM (sigla na língua inglesa formada pelas iniciais das palavras Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Através da aproximação com instituições de ensino e pesquisa parceiras, o objetivo é estimular a inserção de mulheres nessas áreas – que apresentem apenas 31% de ocupação feminina, segundo dados da Unesco – e contribuir para a equidade de gênero no mercado profissional. 

O programa, criado em 2012 pela pesquisadora Giovanna Machado, inicialmente atendia apenas aos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, mas em 2022 ganhou alcance nacional. Neste ano, serão ofertadas 470 bolsas de auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no valor de R$ 600,00, distribuídas para participantes dos 26 estados e Distrito Federal. 

O Futuras Cientistas é dividido em quatro etapas, que consistem em: imersão científica, mentoria, banca de estudos para o Enem e estágio supervisionado. As participantes são organizadas em grupos de trabalho, que incluem monitoras e especialistas das unidades de pesquisas parceiras de todas as regiões do Brasil. Os dados registrados pelo programa apontam que 70% das participantes são aprovadas no vestibular e, dentre elas, 87% escolhe cursos nas áreas STEM.

A UFSM é uma das unidades parceiras da Região Sul, e oferece vagas em dois projetos, ambos na modalidade semipresencial, com atividades que ocorrerão durante o mês de janeiro de 2024. Um dos projetos, intitulado “Xô #fakenews: verdades e mentiras do cotidiano contadas no laboratório”, que tem o objetivo de esclarecer conceitos químicos relacionados a situações cotidianas envolvendo alimentos, higiene e questões ambientais, receberá duas alunas e uma professora. Já o outro, intitulado “A química dos perfumes”, que visa chamar atenção sobre como a química atrelada à perfumaria é uma área central na indústria de insumos cosméticos, farmacêuticos e de uso geral, receberá quatro alunas e uma professora.

Podem se candidatar às vagas alunas do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais e professoras de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. As interessadas devem preencher o formulário de inscrição até o dia 11 de setembro.

Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser encontradas nas redes sociais do programa e no Edital.

Texto: Júlia Maciel Weber, acadêmica de Jornalismo, estagiária da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63565

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes