Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM esteve representada no Seminário Técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação

Professora Helenise Sangoi Antunes, do CE, participou do evento em Porto Alegre



foto colorida horizontal com duas mulheres, lado a lado, com corpos próximos a partir do tronco, sorrindo para a câmera, ao fundo pessoas e um banner branco com logo da Andime
Helenise e Thaieni Costa, bolsista do curso de licenciatura em Pedagogia
A UFSM esteve representada pela professora Helenise Sangoi Antunes, do Centro de Educação (CE), no Seminário Técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), realizada nesta terça-feira (5), no Anfiteatro da PUCRS, em Porto Alegre, com a participação de alfabetizadores, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de 290 municípios gaúchos. Com a temática “Alfabetização e diversidade: um diálogo para a emancipação”, o objetivo do evento de formação foi instrumentalizar profissionais da educação na gestão das aprendizagens.
 
Um dos palestrantes foi o professor Lourival José Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (SEB/Difor/MEC), que abordou as premissas teóricas e práticas que devem ser observadas na formação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O professor Lourival relembrou que a alfabetização não é apenas um ato pedagógico, mas essencialmente um ato político. “Um bom professor é aquele que deixa coceira nas ideias”, pontuou ele.
 
A professora Helenise entregou a Lourival uma das primeiras produções do Projeto Institucional Rede Básica, coordenado pela professora Regina Batelth, que conta com financiamento do MEC/SEB. Também participou do evento Thaieni Costa, acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia diurno, que acompanhou Helenise em todas as atividades do evento em função das pesquisas que desenvolve junto ao grupo de pesquisa, bem como em relação ao seu TCC.
 
A participação no evento foi possível devido ao apoio financeiro e administrativo por parte da Direção e Vice-Direção do CE, Chefia do Departamento de Metodologia de Ensino, Secretaria da Direção e do Departamento de Metodologia de Ensino e da equipe do Núcleo de Execução e Controle Orçamentário (Necor) e do Núcleo de Comunicação Institucional (Nucom) do Centro de Educação.
 
Além de Helenise, as universidades públicas gaúchas também estiveram representadas pelas professoras Luciana Piccolli e Janilse Nunes, representando o professor Sérgio Franco (UFRGS), que é o coordenador da Rede de Formação criada junto ao MEC.
 
Foto: Arquivo pessoal
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63618

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes