Comitiva da UFSM tem primeiro dia de atividades na Conferência Mundial de Geoparques

Entre as ações, UFSM participou de encontro com embaixador brasileiro e vice-governador do Rio Grande do Sul

Parte da comitiva brasileira no evento (Foto: arquivo pessoal Flavi Lisboa)

Iniciou nesta quinta-feira (7) a 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Globais da Unesco 2023. No evento, a Universidade Federal de Santa Maria é representada pelo pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, pela pró-reitora substituta de Extensão, diretora do Geoparque Quarta Colônia e coordenadora da Rede Nacional de Geoparques, Jaciele Sell, pelo coordenador científico do Geoparque Caçapava, André Borba, pela professora Suzane Marcuzzo e pela intérprete e tradutora, Daniela do Canto.

O evento, além de celebrar a entrada de novos territórios como Geoparques Unesco, também é um espaço de trocas acadêmicas, de experiências e de exposição das ações desenvolvidas nos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava.

Encontro para celebrar os Geoparques

Junto com o pró-reitor de Extensão, Jaciele Sell cumprimenta o embaixador brasileiro acompanhado pelo vice-governador do Rio Grande do Sul (Foto: divulgação)

Na manhã de hoje, Flavi e Jaciele se reuniram com o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e com o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola. O embaixador destacou a importância do reconhecimento dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul para dar visibilidade internacional ao Rio Grande do Sul, além de trazer novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

Esta foi a primeira delegação brasileira recebida por Parola, que está à frente da embaixada desde julho deste ano e viajou mais de 300 km de Rabat (capital marroquina) até Marrakech para o encontro.

Durante a reunião, o vice-governador destacou que o reconhecimento internacional para os territórios abre portas para futuras parcerias com a Unesco. “É a oportunidade de contar com o apoio da organização para fortalecermos o turismo, o desenvolvimento sustentável e a proteção do nosso patrimônio histórico, geográfico e geológico”, afirmou Souza. Com três Geoparques (Quarta Colônia, Caçapava e Caminhos dos Cânions do Sul) o Rio Grande do Sul não é apenas o estado com maior número deste tipo de área, como também está a frente de 31 dos 48 países que compõem a Rede Global de Geoparques da Unesco (Unesco GGN).

Boas-vindas e trocas de experiências

Abertura da Conferência contou com a participação de importantes nomes relacionados aos geoparques mundiais. Na imagem, Lidia Brito (Foto: Flavi Lisboa Filho)

A cerimônia de abertura foi um dos últimos eventos na programação oficial da conferência nesta quinta-feira (7), mesmo antes disso, as atividades da equipe foram intensas. O dia foi marcado por muitas trocas com os representantes dos demais Geoparques, com workshops e exposições em estandes dos 41 países participantes.

Jaciele relata que está muito feliz com o início das atividades e a receptividade que o grupo brasileiro está tendo. “São muitos encontros com pessoas de outros Geoparques, com pesquisadores e equipe técnica. São muitas trocas e atividades acontecendo simultaneamente. É um evento muito intenso e estamos sendo acolhidos da melhor forma possível, já que essa é nossa primeira conferência enquanto Geoparques da Unesco”, comenta a gestora.

Além disso, o pró-reitor de Extensão da UFSM apresentou os trabalhos realizados pela Universidade nas sessões “Educação com simplificação do conhecimento científico para o público geral” e “Gestão da diversidade e biodiversidade: estudos, proteção e popularização”. O próprio pró-reitor conta mais sobre os trabalhos no vídeo a seguir.

Nos próximos dias, Jaciele, André e Suzane também compartilham suas experiências e estudos em diversos grupos de trabalho da Conferência. As apresentações serão nas sessões “Partilha de experiências e cooperação entre Geoparques”, “Educação com simplificação do conhecimento científico para o público geral”, “Geoparques e implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável”, e “Turismo sustentável e desenvolvimento local”.

Texto: Bernardo Silva, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícia
Vídeo: Stener Camargo