Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Representantes de Caçapava e Quarta Colônia participam de reunião da Rede Mundial de Geoparques

Os novos Geoparques têm feito sucesso com visitantes do mundo todo por meio de seus produtos no estande brasileiro



Parte da comitiva brasileira em frente ao estande do país no evento (Foto: Joel Vargas)

A UFSM foi representada na reunião da Rede Global de Geoparques (GGN) pela pró-reitora substituta de Extensão e diretora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, e André Borba, professor do Departamento de Geociências e coordenador científico do Geoparque Caçapava. O encontro, que ocorreu hoje (8), reuniu 195 Geoparques Mundiais da Unesco e teve como objetivo relatar o que foi feito desde a assembleia anterior, realizar o planejamento das próximas ações e traçar estratégias para o cumprimento dos objetivos globais de desenvolvimento para 2024, de acordo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Como representantes dos Geoparques de Caçapava e Quarta Colônia, que pela primeira vez participam do encontro, Jaciele e Borba tiveram poder de voto na reunião.

O encontro, que ocorreu totalmente em língua inglesa, foi aberto para ouvintes. Os participantes puderam realizar questionamentos sobre o processo de seleção para avaliadores da Unesco e também sobre o reconhecimento de novos Geoparques Mundiais. Outro ponto discutido foi sobre como levar a pauta dos geoparques também para a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem a Unesco como sua agência especializada para educação e cultura. “É uma discussão diplomática onde deixamos de discutir os problemas locais para falar de estratégias a nível global”, destaca Jaciele.

Pesquisadoras da UFSM apresentam trabalhos no workshop da Unesco

Suzane abordou a avaliação da capacidade de carga turística do Cânion Piruva (Foto: arquivo pessoal Suzane)

Também nesta sexta-feira (08), a professora Suzane Marcuzzo apresentou o trabalho “Avaliação da capacidade de carga turística do Cânion Piruva no Geoparque Quarta Colônia”, realizado junto com Fabíola Imperatori, estudante da UFSM. O trabalho apresentado na sessão 4: “Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local” tem como objetivo mensurar a capacidade de visitantes que o território pode receber diariamente. Este dado será usado como base para nortear políticas junto ao poder público municipal de desenvolvimento sustentável, ecoturismo e conservação da biodiversidade.

Amanhã (09), Jaciele Sell apresentará três trabalhos, também na sessão Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local. A apresentação será sobre os projetos Caminhadas na Natureza; projeto Progredir, que oferece cursos na área de cultura e turismo para a população vulnerável da região; e uma apresentação do Geoparque e suas ações em parcerias com estabelecimentos familiares da região para o desenvolvimento sustentável.

Geoprodutos da Quarta Colônia e de Caçapava aos olhos do mundo

Os novos geoparques também chamaram atenção dos visitantes internacionais pelos geoprodutos expostos no estande brasileiro. “Os Geoparques Quarta Colônia e Caçapava estão sendo muito bem recebidos aqui pela organização do evento. Recebemos muitas visitas do mundo inteiro de pessoas que se interessaram pelos produtos que trouxemos”, destaca André Borba.  No vídeo abaixo é possível ver a apresentação de alguns doces que imitam os diferentes fragmentos de rocha presentes no Geoparque Caçapava do Sul e também do kit de escavação, um brinquedo em que as crianças desenterram um fóssil de dinossauro como os existentes na região da Quarta Colônia.

 

 

De acordo com Daniela do Canto, responsável pelo espaço dos dois Geoparques no evento, o sucesso dos geoprodutos se explica por conta da participação da comunidade dos Geoparques em sua confecção. “Eles ficam encantados por conta da participação das pessoas que moram na região dos Geoparques. Nós trouxemos produtos que nem eram para serem entregues, mas as pessoas levam porque gostam bastante”, conta Daniela.

VIsita do ministro da Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação do Marrocos movimentou estande brasileiro (Foto: Flavi Lisboa)

Entre os visitantes do estande brasileiro estava o ministro da Educação Superior, Pesquisa Científica e Inovação do Marrocos, Abdellatif Miraoui. O ministro marroquino e sua delegação receberam materiais informativos sobre o Geoparque de Caçapava do Sul das mãos do prefeito da cidade, Giovani Amestoy da Silva.

Próximas agendas

Para este sábado, além da cerimônia de certificação, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação internacional entre os Geoparques de Caçapava e Quarta Colônia com o Geoparque Tata, de Marrocos. O tratado, articulado pelo vice-governador do estado, Gabriel Souza, tem como objetivo facilitar a troca de conhecimento, práticas e experiências entre os três territórios. 

Texto: Bernardo Silva, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Foto de capa: Joel Vargas
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63635

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes