Pós-graduandos em Agronomia e Engenharia Agrícola da UFSM têm aulas em inglês e com professores americanos

Disciplina de projeto da Capes/PrInt é em parceria com a University of Lincoln Nebraska

Um dos principais objetivos do Projeto de Desenvolvimento Institucional Capes/PrInt da UFSM é fortalecer a formação de recursos humanos de pós-graduação, por meio da construção de uma networking entre os estudantes e professores da UFSM e de outros países.

Como resultado do projeto Agricultura Intensiva e Sustentável, integrante do Capes/PrInt, foi criada e está sendo ministrada neste semestre a disciplina “Corn and Soybean Production in North America and South America”. A disciplina é ministrada em inglês e conta com quatro professores do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFSM (Jonas Arnemann, Alencar Zanon, Jansen Santos e Julio Silva) e quatro professores da University of Lincoln Nebraska (UNL), dos Estados Unidos (John Ruberson, Tom Hunt, Bob Wright e Tamra Jackson-Ziems).

Estão cursando a disciplina mais de 20 mestrandos e doutorandos dos PPGs em Agronomia e Engenharia Agrícola da UFSM, além de estudantes de pós-graduação da UNL. A participação dos professores e alunos dos Estados Unidos ocorre de forma online. Com carga horária de 30 horas, a disciplina é ofertada regularmente no PPG em Agronomia da UFSM.

O coordenador da disciplina na UFSM, professor Jonas, comenta que é muito importante para a formação dos alunos de pós-graduação na UFSM as aulas em inglês e com professores dos Estados Unidos. Na primeira aula, o professor Alencar Zanon abordou o tema “Soybean and Maize crop systems in South America”, destacando a oportunidade de aumentar a produção de alimentos no Brasil conciliando à preservação do meio ambiente.