Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparques Caçapava e Quarta Colônia assinam acordo de cooperação na Espanha

Territórios serão parceiros em iniciativas de pesquisa científica, divulgação, conservação do patrimônio e estímulo ao turismo



O coordenador científico André Borba (segundo sentado à esquerda) e a diretora Jaciele Sell (primeira sentada à direita) representaram Caçapava e Quarta Colônia no tratado bilateral (Foto: Daniela do Canto)

Os Geoparques Caçapava e Quarta Colônia assinaram hoje (13) dois acordos de cooperação com o Geoparque Maestrazgo. Os chamados protocolos de irmanamento foram assinados na sede do Parque Cultural de Maestrazgo, localizado na comunidade autônoma Aragão, nordeste da Espanha. A parceria entre os “geoparques irmãos” prevê cooperação em iniciativas de investigação e divulgação científica, educação, desenvolvimento sustentável, conservação da natureza e patrimônio geológico, promoção do turismo e dos geoparques. 

Assinaram os termos a diretora do Geoparque Quarta Colônia e pró-reitora substituta de Extensão da UFSM, Jaciele Sell, e André Borba, coordenador científico do Geoparque Caçapava e professor no departamento de Geociências da UFSM. Carmen Soler Monfort, presidente do Parque Cultural de Maestrazgo, representou o geoparque espanhol.

André destaca a importância do Maestrazgo, um dos quatro primeiros territórios a entrar na Rede Global de Geoparques, e do acordo, para os próximos passos dos geoparques. “O acordo é muito importante porque podemos aprender com as boas práticas do território de Maestrazgo e trazer as nossas contribuições. Além disso, o trabalho em rede é um pré-requisito importante na revalidação dos territórios no programa da Unesco”, analisa.

Ángel Hernández, diretor do geoparque Maestrazgo, se diz muito contente com a aproximação entre os geoparques e a possibilidade de compartilhar experiências entre os territórios. “O irmanamento que assinamos hoje, em Maestrazgo, lugar onde teve início a Rede Mundial de Geoparques, tem um simbolismo muito importante. Esse é o início de uma aventura de colaboração e empreendimentos para um futuro muito promissor. Seguiremos colaborando, compartilhando projetos, investigações e demais ações necessárias para o desenvolvimento dos nossos territórios geoparques”, afirmou o diretor.

A visita ao Geoparque de Maestrazgos não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas sim uma troca de conhecimento entre os dois lados do Atlântico.“É uma grande alegria recebê-los neste momento porque vocês trazem seus ensinamentos e sua cultura”, disse Irma Moliner, presidente da associação cultural Las Calderas, que tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade de Gargallo, na comunidade de Aragão.

Representantes dos municípios e associações vinculadas aos Geoparques Caçapava e Quarta Colônia também realizaram encontros com lideranças políticas da região, como Hermínio Sancho alcalde (semelhante a prefeito) de Mezquita de Jarque e deputado espanhol por Teruel, província de Aragão. Sancho enfatizou a importância da parceria bilateral. “Acredito que os Geoparques precisam se unir. Fazemos parte do mesmo mundo, temos os mesmos problemas, mas também as mesmas virtudes e precisamos compartilhá-las com os demais”.

Silvia Gimeno, alcadesa (semelhante a prefeita) de La Mata de los Olmos e ex-presidenta do Parque Cultural, destaca que além da união entre os geoparques, é preciso somar esforços nas áreas científicas, técnicas e políticas para que os territórios possam trazer desenvolvimento regional. 

As semelhanças entre os geoparques irmãos

Assim como a Quarta Colônia, Maestrazgo possui áreas de patrimônio paleontológico (Foto: Clóvis Montagner)

A comitiva que representa os Geoparques e seus municípios está em território espanhol desde segunda-feira (11). Na terça-feira (12), o grupo iniciou a visita ao parque geológico, que abrange 43 municípios de Teruel, uma das três províncias de Aragão, e suas atrações históricas, culturais e naturais. O pró-reitor de Extensão Flavi Lisboa Filho conta que Maestrazgo possui áreas de patrimônio paleontológico, assim como a Quarta Colônia. Um exemplo é o parque e museu paleontológico “Las Cerradicas”, no município de Galve, primeira parada da visita. “Os dinossauros que foram encontrados aqui são mais novos que os nossos dinossauros da quarta colônia, embora sejam um pouco maiores”, detalha Flavi. Pouco mais de 50 km de distância do local, há mais achados históricos, como mostra o museu da cidade de Gargallo. A principal atração é o fóssil de uma tartaruga gigante, encontrada em uma mina de carvão desativada.

O Geoparque de Maestrazgo também possui um vasto patrimônio geológico como o seu agora irmão, Caçapava. No município de Aliaga, o mirante Alto de Camarillas possui rochas tão antigas que guardam a história da vida no planeta terra, assim como o Mirador de la Sarteneja. O geossítio de Aliaga também conta com um museu que explica a importância geológica do local para os turistas. Outro ponto turístico famoso por sua importância geológica são os “Órganos de Montoro”, que recebem esse nome por conta das suas torres de calcário com mais de 200 metros de altura. Este monumento natural do período Cretáceo (145 – 66 milhões de anos atrás) fica na cidade de Ejulve, aproximadamente 27 km de Aliaga.

Durante a visita, equipe conheceu diferentes pontos do Geoparque de Maestrazgo (Foto: Clóvis Montagner)

Continuidade da Missão

Na quinta-feira (15), a comitiva se desloca para Portugal  onde, na sexta-feira (16), irá visitar o Geoparque Arouca  para conhecer sua estrutura, projetos e fortalecer outra parceria para ajudar a consolidar os Geoparques de Caçapava e Quarta Colônia no cenário internacional.

Texto: Bernardo Silva, estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63699

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes