Resistindo por meio da cultura, Centro de Artes e Letras da UFSM comemora 60 anos com programação especial neste mês

Evento aconteceu no Teatro Caixa Preta, local que recentemente retomou suas atividades para o público

foto colorida horizontal com um palco, fundo escuro, um homem falando num púlpito do lado esquerdo, iluminado por spot de luz, e do outro lado um telão com a marca dos 60 anos, com um ser alado
Diretor do CAL, Gilberto da Costa Negreiros, e a marca comemorativa criada por alunas de Desenho Industrial

O Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM comemora em 2023 seus 60 anos de inauguração. E para celebrar as seis décadas de trabalhos junto à comunidade acadêmica da UFSM, diversas atividades estão programadas para ocorrerem durante o mês de setembro. Na tarde desta terça-feira (12), foi realizada no Teatro Caixa Preta, no prédio 40, a abertura das comemorações do aniversário do CAL.

O espaço, que inicialmente era chamado de Faculdade de Belas Artes, ofertava na época da criação apenas o curso de Música. Hoje, o Centro já conta com cinco áreas de conhecimento: Música, Artes Visuais, Desenho Industrial, Letras e Artes da Cena. Conta com 16 cursos de graduação e de pós-graduação.

foto colorida horizontal com pessoas alinhadas num palco iluminado
Solenidade reuniu autoridades, professores e alunos

“Viva o CAL da UFSM”

Na solenidade desta terça-feira, autoridades e lideranças estiveram presentes para prestigiar essa data tão importante. A primeira fala foi feita pelo diretor do CAL, Gilberto da Costa Negreiros, que destacou o quanto foi importante para Santa Maria e para a Instituição a criação de um Centro para as artes e letras na época. O diretor agradeceu a todos que participaram dessa trajetória e juntaram esforços e competência para que se tenha a excelência de trabalho que é conhecida hoje. Segundo ele, o caminho para construir os próximos 60 anos é “valorizar o que temos de excelência, as nossas riquezas”.

Na sequência, o reitor, Luciano Schuch, falou sobre o orgulho em comemorar junto à Universidade o aniversário do CAL, destacando a importância de voltar a ver espaços como o Teatro Caixa Preta ocupados pela comunidade. Comentou o quanto é necessário coragem, ainda hoje, para trilhar caminhos nas artes e letras, mas que o trabalho apresentado é recompensador ao final. Finalizou enfatizando quanto o mundo seria triste e cinza se não houvesse as artes. “Vivemos em um momento em nosso país de valorização da arte, da cultura e da educação. E graças a isso estamos novamente aqui, neste espaço privilegiado da UFSM que é o Teatro Caixa Preta. Viva o CAL da UFSM”, afirmou.

Durante o evento, foi apresentada a identidade visual criada para comemorar os 60 anos do CAL. A produção foi dos alunos do curso de Desenho Industrial, por meio do Laboratório de Identidade Visual. A turma foi dividida em grupos para criar propostas. O trabalho das alunas Anelissa, Alice e Danielle foi o escolhido. Nessa proposta, o número “6” é desenhado por cinco linhas, que representam as áreas do conhecimento oferecidas pelo Centro.

foto colorida horizontal com um homem passando entre as pessoas com uma garrafa verde, e as pessoas estão tirando bilhetes da garrafa
Bilhetes escritos em 2013 foram lidos

Mensagens da cápsula do tempo

A tarde foi marcada ainda pela abertura da cápsula do tempo que havia sido lançada em 2013. Entre os muitos bilhetes encontrados dentro da garrafa, alguns tinham mensagens como “Acredito que o CAL em 2023 será um Centro de referência em cultura, pesquisa e educação pela arte”. Em outras mensagens, alunos desejavam seguir os estudos em mestrado e doutorado na UFSM.

Como encerramento do primeiro dia de atividades em comemoração ao aniversário do CAL, uma nova cápsula do tempo foi lançada, e os presentes no evento puderam novamente colocar seus bilhetes com sonhos e recomendações na cápsula, para que seja aberta em 2033.

As atividades vão seguir durante todo o mês de setembro. No dia 28, às 20h, no Centro de Convenções, haverá o concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria comemorativo aos 60 anos, com ingressos solidários.

A programação completa será divulgada nas redes sociais do CAL

Texto: Tatiane Paumam, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores. estudante de Desenho Industrial, bolsista
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista