Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM sobe 11 posições em ranking de universidades da América Latina e do Caribe e está entre as melhores do Brasil

Os resultados obtidos estão alinhados com o cumprimento do Plano de Metas da Instituição



Foram divulgados nesta quarta-feira (13), os resultados do QS World University Rankings 2024: América Latina e Caribe. Nesta edição, a UFSM subiu 11 posições e figura como a 70ª da América Latina e 18ª do Brasil – 12ª entre as Federais.

Metas atingidas

De acordo com Marcelo Lopes Kroth, analista de TI da Coordenadoria de Planejamento Informacional, da Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, os resultados são muito expressivos, principalmente porque estão demonstrando o trabalho do planejamento da UFSM. Nesta edição, foram atingidas duas metas baseadas no ranking que constam no Plano de Metas da UFSM, vinculado ao  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Uma das grandes metas da Instituição era figurar entre as 20 universidades brasileiras mais bem posicionadas no QS Rankings América Latina. Essa posição já tinha sido alcançada na edição anterior do ranking, quando apareceu em 20º lugar. Agora, neste ano, a Instituição se consolidou no quesito e figura como a 18ª mais bem posicionada universidade brasileira.

Outra meta que foi atingida diz respeito ao Desafio 4, Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia, que está diretamente relacionado ao pilar de pesquisa da Universidade. Entre os indicadores desse objetivo, é considerado o pilar “citações”, do QS Ranking América Latina. Na edição anterior, a UFSM aparecia na 36ª posição, agora, está na 19ª posição, um salto de 17 posições.

Metodologia

O levantamento foi feito pela Quacquarelli Symonds (QS), analista global de Ensino Superior. A edição de 2024 incluiu 430 instituições de 25 países.  No total, 97 universidades do Brasil estão elencadas. Entre elas, há 14 do Rio Grande do Sul, sendo as cinco melhores a UFRGS, a PUCRS, a UFSM, UFPel e Unisinos. 

Para a avaliação do ranking são considerados quatro pilares: Pesquisa; Empregabilidade e Resultados; Experiência de Aprendizagem; e Engajamento Global.

Os resultados completos podem ser vistos no site do QS Ranking.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63712

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes